Central de Notícias

Unioeste recebe 352 professores nesta segunda-feira

                         

Professores pertencentes a seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná participam nos dias 18, 19 e 20 de março do Seminário A Educação Especial na Educação Inclusiva: Perspectivas Atuais, que abre os trabalhos da turma 2013/2014 do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O evento, que será desenvolvido no auditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reunindo 352 professores, é promovido pelo PDE da Unioeste, em parceria com o Programa de Educação Especial (PEE), o Fórum Municipal Oeste e Sudoeste em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com os serviços estaduais da área de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Cascavel e também com o Mestrado em Educação do Campus de Cascavel.   

A solenidade de abertura do Seminário, prevista para as 9 horas do dia 18, deverá contar com a presença do reitor Paulo Sérgio Wolff e dos pró-reitores, além dos representantes dos núcleos de Educação atendidos pela Unioeste, das cidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, entre outras autoridades.

 No mesmo dia, no período da tarde, os professores, que serão atendidos pela Unioeste durante 2 anos, participam de palestra com o tema “A Educação Especial na Educação Inclusiva”, a ser proferida pelo professor doutor José Geraldo Silveira Bueno, do Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.

 

Outras atividades

Nos outros dois dias do evento, os professores cumprirão extensa programação participando de inúmeras palestras, fóruns, mesas-redondas e de debates.  No dia 19 os trabalhos serão iniciados com o Fórum Regional Oeste e Sudoeste em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência: agenda permanente de mobilização pela concretização dos direitos sociais: educação, saúde, assistência social, tecnologias assistivas. Na sequência o tema a ser abordado será “As pessoas com deficiência na Unioeste: o Programa Institucional (PEE), seus objetivos e ações em desenvolvimento e o Centro de Reabilitação Física”, coordenado pela professora Lúcia Zanato Tureck, seguido por debate.

No período da tarde, os participantes acompanham discussões sobre os “Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino: O Centro Regional de Avaliação Pedagógica (Crape), deficiência intelectual, deficiência física, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, que terá a participação dos professores Nelson Cabral, Ivete Goinski Pellizzetti e Miriam Alves Carvalho. Será apontada ainda nesta tarde de palestras a importância de os professores da rede estadual atentarem para toda essa diversidade de alunos que eles estão recebendo em suas salas de aula.

Já na manhã do dia 20, as professoras Patrícia Zaneti, Luzia Alves da Silva e Santa Terezinha Lavarda coordenam mesa redonda sobre “Programas e serviços públicos educacionais de: o Centro de Apoio (CAP) – deficiência visual e surdocegueira”.  Outro tema a ser abordado diz respeito aos “Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino – deficiência auditiva e surdez: Libras, Ensino de Português para Surdos”, a cargo dos professores Heloir Aparecido Montanher e Marta de Fátima, Carla Eliza Santos, seguido por debate.

Encerrando a programação do Seminário Educação Especial e Educação Inclusiva: Perspectivas Atuais, haverá na parte da tarde apresentação do tema “Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino: Sareh – Rede de Apoio à Educação Inclusiva e Programa de Evasão Escolar do Núcleo Regional de Educação de Cascavel”.

O PDE

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete universidades públicas do Paraná e outras cinco faculdades estaduais. O programa é oferecido a professores da rede estadual de ensino que fazem parte do Quadro Próprio do Magistério, desde que estejam exercendo suas atividades. Além de melhorar a qualidade do ensino, o PDE conta pontos para progressão na carreira pública do professor.

O programa de estudos tem duração de 2 anos: no primeiro, o professor fica afastado de suas atividades de docência e dedica tempo integral aos estudos teóricos. No segundo ano, o professor volta para a sala de aula, podendo dedicar 25% da carga horária para aplicação prática de sua pesquisa na rede de ensino e no restante do tempo continua os estudos. O PDE oferece vagas em 17 áreas/disciplinas curriculares, distribuídas pelo critério da proporcionalidade entre o número de professores concursados nas disciplinas.

Turmas

A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.  Neste ano são 352 professores - no ano passado foram 363- e, segundo o coordenador Marco Antonio Batista Carvalho, as aulas serão iniciadas no dia 1º de abril em dois campi da Unioeste: em Cascavel e Francisco Beltrão.

Em Cascavel serão seis turmas e em Francisco Beltrão mais duas turmas. Neste primeiro semestre, os professores terão 68 horas/aula na área de Fundamentos da Educação e depois mais 68 horas de Metodologia da pesquisa. Já no segundo semestre eles fazem 128 horas de cursos na sua área específica de atuação, totalizando16 turmas distribuídas por 14 diferentes cursos.

 No Campus de Cascavel serão oferecidos os cursos de Biologia, Ciências, Educação Especial, Gestão Escolar, Inglês, Pedagogia, Matemática e Português. Em Foz do Iguaçu os cursos a serem ministrados serão: Matemática e Educação Profissional, Formação Docente e Português. No Campus de Marechal Cândido Rondon serão os cursos de Educação Física e História. Em Francisco Beltrão, Geografia e em Toledo os cursos de Filosofia e Química. 

 

 

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.