Abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional de Estudos do Rock

Estão abertas as inscrições para apresentações de trabalhos no 1° Congresso Internacional de Estudos do Rock, promovido pelo Colegiado de Pedagogia e Mestrado em Educação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A proposta do evento, que ocorre em setembro, é divulgar ações culturais. Os organizadores pretendem, com a promoção, incentivar manifestações artísticas e estimular investigações acadêmicas sobre o assunto. O rock já foi abordado como tema de inúmeros estudos realizados nas áreas da história, artes, música, letras, sociologia, antropologia, educação, entre outras.

A decisão de promover o Congresso teve como base a iniciativa de pesquisadores portugueses ao realizar o Congresso Poéticas do Rock, na Universidade de Lisboa, em Portugal, organizado pelo Centro de Estudos de Teatro, em 2009.

Segundo os organizadores, eventos acadêmicos não têm designado ao rock, importância necessária, por sua influencia na formação cultural e política de diversos povos de variadas camadas sociais. “O rock não se resume a um gênero musical, uma vez que passou por uma série de mutações internas. Trata-se de um fenômeno que vem influenciando o comportamento social, as criações literárias e estéticas, a moda, o mercado, o comportamento, a formação de grupos culturais, entre outros campos”, declara o coordenador geral, professor Alexandre Felipe Fiuza.

Inscrições

Os interessados em apresentar trabalhos devem enviar seus resumos até o dia 10 de abril, no site do evento (www.congressodorock.com.br/evento), preenchendo a ficha de inscrição e enviar. Os alunos de graduação e pós-graduação devem enviar uma cópia da declaração de matrícula do ano 2013 para e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

No caso de dois autores, ambos necessitam se inscrever no Congresso e efetuar o depósito bancário. Trabalhos com mais de dois autores não serão aceitos, podendo haver um único envio de trabalho, seja como autor ou coautor. Os textos devem conter todos os critérios exigidos para serem publicados nas Atas do Congresso em formato digital.

Os critérios para apresentação dos resumos podem ser encontrados no site do evento e os resultados da avaliação serão publicados no próprio site até o dia 23 de abril. Se não houver a aceitação do trabalho, a taxa de inscrição não será devolvida e o autor será automaticamente inserido como ouvinte. Se o trabalho for aceito os autores precisam enviar os textos completos até o dia 5 de agosto.

A taxa de inscrição para alunos de graduação e pós-graduação, com ou sem apresentação de trabalhos, é de R$30,00. Para professores e demais profissionais, com apresentação de trabalhos, o custo da inscrição é de R$60,00. Sem apresentação de trabalho, R$40,00. Os participantes de outro país podem efetuar o pagamento no primeiro dia do evento, por meio de depósito bancário, no local do Congresso. Os pagamentos devem ser efetuados, por boleto, até o dia 8 de abril.

Programação

Estão programados para o evento sessões de apresentação de canções, intercaladas a exposição oral, bem como espetáculos musicais, palestras e palestras-musicais. Para auxiliar nas apresentações, o evento contará com o apoio de uma banda, e com a participação de músicos de referência do Oeste do Paraná. Para complementar a programação cultural serão organizados espetáculos musicais nos bares relacionados ao rock na cidade de Cascavel.

Três palestras serão ministradas por pesquisadores da Argentina, Chile e Brasil. Na programação está previsto apresentações de mesas redondas, workshops e debates com músicos brasileiros que participaram do rock nacional.

Foram convidados a participar do Congresso, ainda sem confirmação, os músicos: João Ricardo (líder do “Secos e Molhados”); Kleiton Ramil (dupla “Kleiton & Kledir” e ex-Almôndegas) e Guto Licks (ex-“Engenheiros do Hawai”).