Simpósio aborda Estudo da Língua Italiana

Estão abertas as inscrições ao 2º Simpósio da área de Italiano: Motivações para o Estudo da Língua Italiana, a ser realizado entre os dias 18, 19 e 20 de março, das 19 às 22h30, no auditório 2 do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Simpósio, gratuito, se destina a acadêmicos, professores e pessoas da comunidade.

A programação terá início no dia 18, às 19h10, com apresentação cultural seguida de mesa redonda com o tema “A importância do estudo da língua italiana”, a cargo da professora mestre Alessandra Regina Ribeiro e dos professores doutores Fausto José Fonseca Zamboni e Rosemary Irene Castañeda Zanette, todos da Unioeste.

Depois, das 21h20 às 22h10, haverá palestra intitulada “O Italiano no Celem”, com a participação de Claudia Miranda, Luciana Coelho e Talita Limanski, que são professores do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).

Já no dia 19, as atividades começam às 19 horas, com a palestra “Os eventos culturais sobre a cultura brasileira na Itália”, a cargo da professora Sandra Dugo, da Unioeste/Tor Vergata, de Veneza. Na sequência, a partir das 19h40, palestra com o tema “Culturas brasileira e italiana: relatos de experiência” será proferida pelo professor André Martini, também da Unioeste. Após intervalo, a programação do dia será encerrada com apresentação cultura.

Para o último dia do Simpósio da área de Italiano, esta prevista palestra com início às 19h30 com o tema “O Programa de Rádio Italia del mio Cuore: Manutenção de uma Cultura", com a participação dos apresentadores do programa de rádio “Italia del mio cuore”, Ermilo Zanatta, João Carlos Nichetti e Enore Savoldi. As atividades serão encerradas com nova apresentação cultural.

As inscrições antecipadas podem ser feitas no Colegiado de Letras, das 8 às 11h30, e no Centro de Educação Comunicação e Artes (Ceca), das 14 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3220-3162 ou 3220-7293.