Mestrandos apresentam dissertações no Campus de Cascavel

A mestranda Thaís Regina Marcon, do curso de Conservação e Manejo de Recursos Naturais, defendeu sua dissertação e foi aprovada, na última sexta-feira, dia 15, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O trabalho apresentado pela mestranda tem como título “Levantamento de leguminosae arbóreas do Corredor de Biodiversidade de Santa Maria-PR e germinação de sementes de Mimosa bimucronata (DC.)Kuntze”.

“O meu trabalho foi produzir um guia de identificação das leguminosas do Corredor Ecológico de Santa Maria, que liga o Parque Nacional do Iguaçu ao Lago de Itaipu”, disse ela, explicando que o levantamento foi iniciado em junho de 2011 e concluído em julho de 2012. “Identifiquei 29 espécies de leguminosas na área”, afirmou.

A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Andrea Maria Teixeira Fortes, também orientadora da mestranda, e Livia Godinho Temponi, ambas da Unioeste, além de Roseli Lopes da Costa Bertoluzzi, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da cidade de Lajes (SC). Como suplentes foram convidadas as professoras doutoras Norma Catarina Bueno, da Unioeste e Michele Fernanda Bortolini, da Pontifícia Universidade Católica, de Toledo.

Outras bancas

Nesta terça-feira, dia 19, às 14 horas, o mestrando Marcelo Bevilacqua Remor, apresenta à banca o trabalho “Histórico de Contaminação por Elementos-Traços na Planície Aluvial do Alto Rio Paraná”.

A banca examinadora de dissertação será formada pelos professores doutores Sílvio Cesar Sampaio, também orientador do mestrando e Eloy Lemos de Mello, ambos da Unioeste, além de Cristiano Poleto, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Toledo.

Já na próxima semana, dia 28, também às 14 horas, a mestranda Maria Angélica Toscan, apresenta seu trabalho intitulado “Produção de Serapilheira e Chuva de Sementes no Corredor de Biodiversidade Santa Maria, PR”. Todos os alunos são do Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, oferecido pelo Campus de cascavel da Unioeste.