Unioeste recebe visita de professora da Itália

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e Colegiado de Ciências Econômicas, está recebendo durante esta semana a visita da professora doutora Adele Finco, da University Politecnica delle Marche, da cidade de Ancona, na Itália.

O propósito da professora visitante é ministrar curso no PGDRA, colaborar na orientação de doutorandos e mestrandos, e participar de pesquisas conjuntas entre os programas das universidades afetas. No decorrer da semana a docente terá a oportunidade de conhecer o Campus da Unioeste e a cidade de Toledo.

O curso que Adele irá ministrar é “Impact of biofuels policies in the Europe and environmental economics and evaluation”. A docente participará também de reunião sobre artigo conjunto que ela está desenvolvendo com três doutorandos da terceira turma do Programa de Doutorado do PGDRA.

Amanhã, (22.11), a professora estará participando de visita técnica na Vinícola Deze e no período noturno ela ministrará palestra na Faculdade Sul Brasil (Fasul) sobre “Impact of biofuels policies in the Europe”. Encerrando a programação está marcado para sexta-feira (23.11) elaboração de minuta de convênio que visa estreitar ainda mais as relações entre a University Politecnica delle Marche e a Unioeste.

De acordo com coordenador do PGDRA, professor doutor Pery Francisco Assis Shikida, esta visita é de extrema importância porque proporciona condições para fortalecer e acumular conhecimentos científicos sobre a temática dos biocombustíveis, bem como contribui na abordagem empírica e teórica dessa problemática que interage com duas linhas de pesquisa do Programa, as Cadeias Produtivas e Economia Regional.

Ainda sobre a visita da professora, o coordenador diz que no exercício de suas funções de professor visitante, “Adele está fomentando e ampliando com robustez novas discussões teóricas e pesquisas empíricas as quais enriquecem os graduandos, mestrandos e doutorandos da Unioeste”, finalizou Pery.