Escrileituras: projeto melhora processo de alfabetização

Buscando alternativas para a compreensão e a superação dos índices apontados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), especialmente no que se refere às dificuldades de aquisição e utilização da linguagem nas escolas, é que foi criado o Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão, “Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida”, vinculado ao Observatório da educação e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Inep.

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa do Escrileituras desde fevereiro de 2011. Diversas são as atividades desenvolvidas por acadêmicos e professores de escolas públicas, no âmbito da escrita e da leitura, orientadas pela Filosofia da diferença. Além de pesquisas bibliográficas que os integrantes realizam individualmente a fim de que as oficinas do Escrileituras estejam teoricamente orientadas.

As oficinas são realizadas semanalmente em duas escolas públicas de Toledo, o Colégio Estadual Jardim Europa e a Escola Municipal Andre Zênere. Os integrantes do projeto participam ainda de dois encontros semanais que acontecem na universidade, com grupos de crianças com altas habilidades, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a coordenadora do Projeto Escrileituras na Unioeste, Ester Maria Heuser, seis professores da Educação Básica, cinco graduandos e dois mestrandos da Filosofia recebem bolsas de estudo para estudar e criar atividades que possam desenvolver o raciocínio lógico, as habilidades de leitura e escrita imprescindíveis para a formação dos cidadãos.

Segundo a professora, o projeto dá mostras de que a Filosofia tem muito a contribuir na formação integral das crianças e jovens, inclusive nos aspectos que tradicionalmente são atribuídos as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, “isto porque o raciocínio lógico, a leitura e a escrita são atividades inerentes a atividade filosófica”,ressalta Ester.

Trabalho

Ao lado do planejamento, estudos e realização das oficinas do Escrileituras, os participantes bolsistas têm sido desafiados a também assumir a postura de escrileitores, na medida em que lêem e escrevem a partir das experiências que realizam na escola efetivando uma reflexão acerca do trabalho e dos efeitos da docência em meio à vida.

Desse modo, afirma Ester, "conseguimos realizar um dos objetivos do MEC, via Observatório da Educação, fazer do professor em formação e já formado também um pesquisador, na medida em que ele próprio inventa a sua docência".

A coordenadora informa ainda que as primeiras sistematizações de tais reflexões serão publicadas na Coleção Escrileituras, ainda esse ano, pela editora da UFPel. “Essa publicação permitirá a disseminação do trabalho que vem sendo inventado e poderá servir como material didático a outras pessoas que queiram criar modos de escrita e leitura em meio à vida”, afirma.

Curiosidades Escrileituras

De acordo com Sandra Mara Corazza que é professora na UFRGS e coordenadora geral do projeto "a leitura que merece a denominação de Escrileituras é sempre uma escritura; ou seja, uma escrita singular de escritor. O Projeto opera, assim, com leituras férteis e escrituras inspiradoras, agitadoras de ideias e impulsionadoras de experimentações. Logo, movimenta leituras e escrituras, que não podem funcionar como modelos de leitura ou métodos de escrita", observa.

Ela explica que no projeto há uma concepção peculiar com os textos, eles são tratados como objetos estáveis ou estruturas delimitadas; não apresentam limites definidos nem são entidades fechadas; não têm significações determinadas nem significados fixos; não possuem hierarquias de níveis e sequências, nem começo ou fim; não têm um único centro, essência ou significação unívocas nem possibilitam recursos ao autor ou à última palavra.

Segundo Corazza, "a literatura do Projeto é, assim, concebida como um espaço livre; no qual, as escrileituras movimentam-se como atos intransitivos, sem forma ou conteúdo específicos, mas dotadas de finalidade e de paixão em si mesmas", finalizou.