Capes aprova novo mestrado no Campus de Foz

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou nesta semana, o Mestrado em Ensino, o qual será oferecido pelo Campus de Foz do Iguaçu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Com mais este curso, o Campus passa a contar com três mestrados, somado aos de Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos e o Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras.

A proposta do curso foi elaborada pelo professor doutor e também diretor do Centro de Educação e Letras do Campus de Foz do Iguaçu, Fernando José Martins e pela coordenadora da Comissão de Pesquisa do Centro, professora doutora Josiele Kaminski Corso Ozelame.

O Mestrado em Ensino reúne duas linhas de pesquisa concentradas nas áreas de Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura. A linha “Ensino em Ciências e Matemática” tem como objeto de estudo as Ciências da Saúde, Física, Química, Biologia e Matemática.

A outra trata da “Leitura, Escrita e Práticas Educativas em Linguagem” e envolve estudos da infância e o ensino da leitura e da escrita em contextos plurilinguísticos e multiétnicos, considerando o uso das tecnologias, como livros didáticos e as mídias interativas.

De acordo com a coordenadora do curso, professora doutora Tamara Cardoso André, o objetivo do Mestrado em Ensino é formar pesquisadores na área de ensino e professores universitários para atuar no modo interdisciplinar, relacionando conhecimentos científicos e intervenção na realidade educacional.

O corpo docente que integra o curso é formado por professores de licenciaturas dos campi de Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Serão abertas, posteriormente, onze vagas para os candidatos e a primeira turma iniciará as atividades, após a aprovação da estrutura operacional do curso.