Estudantes visitam Caravana da Poesia na Unioeste

Pintou estrelas no muro, e teve o céu ao alcance das mãos. A frase foi escrita, há quase cem anos, por uma das maiores poetisas paranaenses, Helena Kolody, homenageada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) com o Projeto Caravana da Poesia.

Nesta quinta-feira, dia 01, o Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está recebendo estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas de Cascavel e região para acompanharem as atividades culturais oferecidas pela Secretaria.

O projeto visa difundir atividades poéticas e artísticas inspiradas na obra de Helena Kolody, que completaria cem anos de idade. A Caravana da Poesia passará por todos os trinta e dois Núcleos Regionais de Educação (NRE). Ao todo, 93 escolas foram convidadas a participar do projeto.

A programação acontece durante o dia todo. No período da manhã, serão realizadas apresentações artísticas, como interpretação de poesias, corais e paródias de poemas da autora. Á tarde oito oficinas para professores e alunos, dentre elas Cartum com Tiago Recchia – técnica de criação e produção do Cartum, cinema – Josina Melo, dramatização – Fabia Scholze, musicalização: flauta e canto com Walmir Teixeira, criação poética: uma experiência de leitura e criação inspirada em Helena Kolody e outras.

Já estão confirmadas em torno de 500 pessoas para a visitação do evento no Campus de Cascavel.