Vestibular 2013 da Unioeste acontece no domingo

No próximo domingo (25.11) quase 13 mil candidatos inscritos no Concurso Vestibular 2013 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estarão disputando uma das 2.329 vagas, distribuídas em 33 cursos de graduação ofertados nos cinco campi da Instituição, nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

A Diretoria de Concurso alerta para o horário das provas nesta primeira etapa. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h30 e fechados às 13h15. A prova será aplicada das 13h30 às 18 horas.

Locais de Provas

Os candidatos inscritos no Campus de Cascavel farão provas na Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e na União Educacional de Cascavel (Univel); em Foz do Iguaçu no Campus da Unioeste e na União de Faculdades das Américas (Uniamérica); em Francisco Beltrão, na Universidade Paranaense (Unipar); em Marechal Cândido Rondon no Campus da Unioeste, na Faculdade Luterana Rui Barbosa e no Colégio Rui Barbosa; e em Toledo, no Campus da Unioeste e no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). O ensalamento, ou seja, a cidade, instituição e sala onde o candidato fará a prova podem ser conferidas no site www.unioeste.br/vestibular.

Bancas Especiais

Neste concurso no total serão 51 bancas especiais, sendo 28 em Cascavel, cinco em Foz do Iguaçu, sete em Francisco Beltrão, cinco em Marechal Cândido Rondon e seis em Toledo. Os candidatos são pessoas com deficiência (surdez, baixa visão, cego, deficiência física) e de necessidades especiais (dislexia, TDAH entre outras).

Os candidatos das bancas especiais tem direito ao acréscimo de tempo da prova ( em até 50% do tempo de prova normal). Assim o término de prova das bancas especiais poderá ir até às 20h15h.

Primeira etapa

Na primeira fase os inscritos farão prova de Conhecimentos Gerais, com a seguinte distribuição: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano), Literatura, Matemática, Química, Português e Sociologia. Depois, na segunda fase, será aplicada prova de Conhecimento específico (duas disciplinas) e de Redação.

Nesta etapa, que neste ano será realizada no horário da tarde, das 13h30 às 18 horas, os candidatos deverão apresentar apenas a Carteira de Identidade original. A Diretoria de Concursos lembra que o candidato que não apresentar identificação oficial não poderá entrar na sala de prova a não ser que apresente boletim de ocorrência de perda ou roubo de sua identificação pessoal.

O candidato deverá guardar seus pertences proibidos no recipiente indicado, identifica-lo e colocá-lo sob a cadeira. É proibido portar vestimenta, boné, lenço ou cabelo comprido solto, assim como manter bolsa, pasta, sacola ou similar que possa conter material de consulta.

Também não pode usar dicionário, régua de cálculo, calculadora, borracha, lapiseira, caneta, computador, utilizar gráficos, tabelas ou anotações, além de não ser permitido portar relógio, telefone celular, pager ou similar, joias ou adereços, usar aparelho de surdez, salvo laudo médico, portar armas, entre outros objetos.

Iniciada a prova o vestibulando só poderá se retirar após as 16 horas, tendo assinado e entregue o cartão de respostas. O candidato pode beber água na sala de provas, desde que tenha consigo a sua garrafa de água, sendo proibido fumar e comer na sala.

A divulgação do gabarito provisório será no dia 26 e do gabarito definitivo no dia 3 de dezembro, com o resultado das provas da primeira etapa também previsto para até às 20 horas do dia 3. Já a segunda fase do Concurso Vestibular 2013 da Unioeste será realizado no dia 9 de dezembro, com o resultado final devendo ser divulgados até às 16 horas do dia 21. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (45) 3220-3099 e (45) 3220-3100.

Concorrência

Os cinco cursos mais concorridos de todos os campi estão na seguinte ordem: em primeiro aparece Medicina, oferecido pelo Campus de Cascavel com 2.129 candidatos (53,23) para 40 vagas. Em segundo vem o curso de Engenharia Civil, também situado no Campus de Cascavel, com 1.024 concorrentes (25,60), seguido pelos cursos de Direito, ofertados nos campi de Foz do Iguaçu com 609 vestibulandos (15,22), Marechal Cândido Rondon com 476 concorrentes (11,90) e Francisco Beltrão com 436 estudantes (10,90) que disputam 40 vagas em cada curso.

O maior número de candidatos ao Concurso Vestibular da Unioeste é do estado do Paraná, com 12.366 estudantes, representando 96,06% do total de inscritos. Já o número de candidatos por município de residência, entre os cinco campi da Instituição, o Campus de Cascavel está na frente com 2.908 (22,59), seguido pelo Campus de Foz do Iguaçu com 2.008 (15,60).

Do total de inscritos 57% são mulheres, enquanto os homens representam 42% dos candidatos inscritos para a primeira etapa. Os candidatos mais novos a prestar o concurso têm apenas 13 anos e o de maior idade 63. Outro ponto importante, diz respeito ao número de candidatos inscritos na faixa etária de 17 anos, que somam 4.019. Essa procura pela universidade, geralmente ocorre porque os estudantes estão concluindo o ensino médio e desejam ingressar imediatamente no ensino superior.