Novas turmas iniciam aulas pelo Parfor

Novas turmas de Ciências Sociais e Filosofia iniciaram aulas neste mês de outubro no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As aulas, realizadas às sextas-feiras e aos sábados, são ofertadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Também estão em andamento, no Campus de Cascavel da Unioeste, os cursos de 2ª Licenciatura em Ciências Biológicas e Formação Pedagógica e, no Campus de Foz do Iguaçu, o curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia.  Na Unioeste, o Parfor foi iniciado em 2010 e, neste ano de 2012, estará diplomando alunos nos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Ciências Biológicas.

Novos cursos

No final do mês de novembro serão divulgados os novos cursos e turmas a serem ofertadas para 2013, de acordo com as demandas por parte das secretarias municipais e das escolas da rede municipal e estadual da região Oeste.

O período de pré-inscrição pela Plataforma Freire dos professores interessados será de 11 de fevereiro de 2013 a 18 de março de 2013. Outras informações poderão ser obtidas na coordenação do programa pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (45) 3220-3172, no horário das 13h30 às 17 horas.

O Programa

O Parfor é proposto pelo Ministério de Educação (MEC), em regime de colaboração com as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferece cursos de 1ª e 2ª Licenciaturas e formação pedagógica, destinados a professores efetivos da Educação Básica Pública. A 1ª Licenciatura é destinada para os professores que ainda não têm uma licenciatura.

Já a 2ª Licenciatura é voltada aos professores que ministram aulas há pelo menos 3 anos ou 600 dias letivos em disciplina distinta de sua formação inicial. A Formação Pedagógica procura atender os professores que possuem bacharelado e atuam na Educação Profissional Pública.

Resultado de um conjunto de ações do MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, tem como finalidade ministrar cursos superiores gratuitos, presenciais e de qualidade aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996.