Equipes avaliam atuação no Projeto Rondon

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reúne neste dia 8, a partir das 9h30, na sala de reuniões do Conselho Universitário, na Reitoria, acadêmicos e professores que participaram do Projeto Rondon – Operações 2 de Julho e São Francisco, realizadas no mês de janeiro.

Também estão sendo convidados a participar deste encontro os docentes da Universidade que tenham interesse em atuar na elaboração das próximas propostas e na atuação junto ao Projeto Rondon, previsto para julho de 2013 e janeiro de 2014. Para os interessados, os convites das próximas operações do Projeto Rondon foram disponibilizados pelo Ministério da Defesa, no endereço  www.defesa.gov.br/projetorondon.

Atividades

Durante a reunião de avaliação da participação da Unioeste no Projeto Rondon as equipes farão breve relato da atuação e atividades desenvolvidas nos municípios de Capim Grosso, na Bahia, no período de 17 de janeiro a 3 de fevereiro, e em Campo do Brito, em Sergipe, de 20 de janeiro a 4 de fevereiro. Cada equipe foi formada por oito alunos e duas professoras. Também fará relato dos trabalhos o acadêmico participante da Ação Cívico Social (Aciso) que atuou no estado do Pará, com a supervisão da Marinha Brasileira.

A equipe da Operação 2 de Julho, que esteve em Capim Grosso, contou com a participação de aproximadamente 4 mil pessoas em trabalhos realizados na área urbana e rural, reunindo a comunidade em escolas, espaços da biblioteca, espaços culturais, praças, feira e em associações de distritos. Foram certificadas mais de 1 mil pessoas, que frequentaram oficinas, cursos, palestras, atividades esportivas e culturais.

Na Operação São Francisco, em Campo do Brito, o grupo de rondonistas da Unioeste atuou junto a mais de 1,5 mil pessoas, entre professores, alunos, crianças, jovens e comunidade. Os trabalhos foram promovidos em escolas, salões paroquiais e povoados, tendo sido certificadas 320 pessoas, que participaram de palestras sobre direitos humanos, cidadania, conscientização ambiental e do trânsito, motivação, combate e prevenção de doenças infecto-parasitárias, violência infantil, prostituição, drogas. Também foram realizadas atividades infantis, culturais, pedagógicos, entre outros.

Depoimentos

A participação no Projeto Rondon resulta sempre em saldo positivo para aqueles acadêmicos que querem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e que gostam de enfrentar desafios, conhecer novas culturas e aprender fazendo.

Exemplo disso é o que afirma a acadêmica, Iris Cristina Barbosa Cherubini, do curso de Pedagogia do Campus de Cascavel, que integrou a equipe Operação São Francisco, em Campo do Brito (SE). “Minha participação no Projeto possibilitou o convívio com as diversidades culturais e adversidades do povo brasileiro e suscitou o sentimento de solidariedade, humildade e compromisso social para com os menos favorecidos. Enfim, mostrou-me como é grande a minha insignificância humana”.

Para a vida acadêmica o Projeto Rondon é, segundo ela, uma imensa sala de aula, “que se apresenta de forma material e genuinamente verdadeira e em que os protagonistas somos todos nós que, imbuídos de um mesmo ideal, podemos provocar uma emancipação e humanização de todos envolvidos na missão”.

Para o acadêmico Adair Gallo Junior, do curso de Engenharia Química do Campus de Toledo, que participou da Operação 2 de Julho, em Capim Grosso (BH), foi um aprendizado imenso. “Com certeza ficará marcado para sempre na forma como vejo o meu País e despertou em mim um sentimento de patriotismo e cidadania fantástico. Quanto à vida acadêmica a participação serviu como experiência, pois houve situações de resolução de problemas na prática”.