Alunos de Química apresentam teatro no Campus

Buscando unir o estudo da química e a diversão, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química, do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), apresentaram nesta sexta-feira a peça de teatro “Branca de neve e os Sete Químicos”, no Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego.

O objetivo do evento foi à integração entre o ensino da Química com a arte, buscando acrescentar novos conhecimentos aos estudantes. Na encenação foi utilizada uma abordagem ambiental para mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente, e também a possibilidade de perceber que a química está presente em todo o meio ambiente.

História

O teatro foi construído baseado na história da Branca de Neve e os Sete Anões. Na trama encenada a bruxa não tinha uma visão consciente sobre o meio-ambiente, e por isso, ela estava a planejar uma grande chuva ácida. Sobrou então para a Branca de Neve procurar uma solução para interferir nos planos da bruxa, foi então que a Branca de Neve convocou os sete químicos
que estudaram e desenvolveram um plano para acabar com a chuva ácida da bruxa. No final a bruxa foi condenada e como pena ela teve de prestar serviços voluntários e reciclar o lixo.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por intermédio do programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes).

O objetivo é a valorização das Licenciaturas, dentro da estrutura universitária. Aumentando a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente, em condições estimulantes, criativas e diversificadas. O programa pretende viabilizar a permanência na docência como carreira profissional, contribuindo, assim, para ajustar essas ofertas às demandas das redes públicas, minimizando a carência de professores da educação básica.