Presidente Dilma entrega prêmio Finep de Inovação 2012

Nesta semana, no Palácio do Planalto, em Brasília, aconteceu a cerimônia de premiação do prêmio Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação 2012 – Fase Nacional. A solenidade contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp e do Presidente da Finep, Glauco Arbix, entre outras autoridades.

Na ocasião, na categoria inventor inovador, o professor. Drº. Camilo Freddy Mendoza Morejon, docente do curso de Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Campus de Toledo-PR), esteve entre os três finalistas da fase nacional e o vencedor foi o professor Marcos Aurélio Corrêa Machado, de Campinas-SP.

O Prêmio Finep de Inovação 2012 teve duas etapas: a primeira regional (em cada uma das cinco regiões do Brasil) e a segunda nacional. Na categoria inventor inovador apenas as regiões Sul (vencedor Camilo Freddy Mendoza Morejon da Unioeste-Paraná), Sudeste (vencedor Marcos Aurélio Corrêa Machado-São Paulo) e Nordeste (vencedor Cláudio Truchlaeff - Ceará) concorreram a fase nacional, pois as regiões Norte e Centro-Oeste não conseguiram classificar na etapa regional.

Segundo o Professor Camilo, o prêmio deve incentivar e motivar novos pesquisadores para atuarem na área de inovação e embora não tenha sido o vencedor do prêmio, na fase nacional, para ele, o fato de estar entre os três classificados foi o maior reconhecimento que teve na sua carreira como professor e pesquisador.

Ao mesmo tempo, segundo ele, a Unioeste e em particular o curso de Engenharia Química da Unioeste, se colocam em posição de destaque na área de inovação, pois de forma pioneira conseguiram concretizar o objeto maior da lei de inovação a qual contempla a geração de tecnologia com características inovadoras, a proteção por meio de patentes e, principalmente a viabilização das transferências/licenciamentos de tecnologia para o setor empresarial, em benefício da sociedade em geral.

O professor Camilo Morejon é pesquisador produtividade do CNPq na modalidade DT-Nivel II, esta lotado, como docente (graduação e mestrado) no curso de Engenharia Química da Unioeste/Toledo. Como pesquisador foi idealizador do projeto denominado Pró-Natureza Limpa de Monitoramento, Tratamento, Aproveitamento e Industrialização de Resíduos Provenientes de Diversas Fontes e, desde 2002, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, da Fundação Araucária, do CNPq e da CAPES desenvolve tecnologia ambiental com características inovadoras.

Como gestor da inovação, desde 2007 faz parte da Reitoria, no cargo de Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste. Em 2009, o professor Camilo foi vencedor do 23º Prêmio paranaense de Ciência e tecnologia e neste ano, o professor Camilo trouxe para a Unioeste dois importantes premiações, o primeiro correspondente ao prêmio Finep de Inovação 2012 - Região Sul, na categoria inventor inovador e recentemente de mais de dez mil inscritos de 599 universidades brasileiras o professor Camilo foi o vencedor, na fase regional e nacional, do prêmio Santander Ciência e Inovação 2012.

O Prêmio Finep:

O Prêmio Finep é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no Brasil. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, Universidades e pessoas físicas, sendo responsável pela projeção dos contemplados não apenas no Brasil como no exterior.

Segundo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em 2012, durante os meses de outubro e novembro, foram realizadas cerimônias regionais da premiação, que contou com um total de 588 projetos inscritos – 56% a mais em relação a 2011. Os primeiros colocados das cinco Regiões do Brasil concorreram a à fase nacional. O prêmio Finep de Inovação contou com nove categorias: Micro/Pequena empresa; Média Empresa; Tecnologia Social; Instituição de Ciência e Tecnologia; Inovação Sustentável; Tecnologia Assistiva; Grande Empresa; Inventor Inovador; e Categoria Inovar Fundos.

Na cerimônia de premiação a Presidente Dilma Rousseff destacou que “A Finep representa o avanço do Brasil. Graças ao seu esforço em expandir a inovação, vemos o País crescer. Este Prêmio deixa claro um movimento que impulsiona a inovação e celebra alguns dos melhores resultados práticos dos pesquisadores, cientistas e empreendedores” (Fonte: Jornal Brasil on-line). Por sua vez Arbix destacou que há um grande programa interministerial voltado à inovação sendo construído e lembrou ainda que o orçamento da Finep cresceu sete vezes em dois anos. “Se falarmos de contratação na área de crédito, em 2012, aumentamos 60% com relação a 2010, e 40% quando comparamos com 2011”, enumerou (Fonte: Jornal Brasil on-line).

Glauco disse que enxerga três promissores cenários para o Brasil trilhar nos próximos anos. “Podemos ser celeiro de alimentos, potência energética e player global ambiental. Elevar a produtividade e investir em inovação são as únicas maneiras de caminharmos para uma economia mais dinâmica”, completou (Fonte: Jornal Brasil on-line).

Assista no link (http://youtu.be/9h35iz3dRC0) a cerimônia de premiação do Prêmio Finep de Inovação 2012 – Fase Nacional.