Lábio-Palatal: Ala do HUOP já está funcionando

O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalia Cranofacial (Ceapac), ala especializada no tratamento para pessoas com fissura lábio-palatal e outras doenças congênitas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), iniciou suas atividades nesta semana.

O atendimento começa de forma tímida, contanto com oito consultórios e 14 especialidades, incluindo cirurgias plásticas e pediátricas. O Ministério Público acompanha a implantação do serviço e estabeleceu em conjunto com a Administração Superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e com a Direção Geral do HUOP um cronograma de atividades a serem desenvolvidas no decorrer de 2013.

Cerca de dez crianças nascem todos os meses na região oeste e sudoeste do Paraná com alguma anomalia craniofacial. A gravidade dos casos varia, mas, em geral, o acompanhamento começa desde o nascimento e continua até a fase adulta, com necessidade de realização de vários procedimentos cirúrgicos. Atualmente 770 pacientes estão em tratamento e precisam ir até Curitiba ou Bauru (São Paulo), para conseguir atendimento.

O diretor do Ceapac, professor Ediuilson Ilo Lisbôa, explica que no ano passado foram adquiridos e montados os equipamentos necessários além da preparação da equipe de trabalho. “Os nossos profissionais contam com apoio do serviço que já funciona em Curitiba. Aos poucos, os pacientes que já estão em acompanhamento serão referenciados para Cascavel e por isso o atendimento não ocorrerá todos os dias”, informa.  Lisboa ainda ressalta que neste momento os professores do curso de Odontologia farão o atendimento dos pacientes. Para ampliar, no entanto, serão necessárias novas contratações.