Celsul homenageia grandes escritores brasileiros

Termina nesta sexta-feira (26.10) o 10° Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (Celsul) no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento tem na coordenação o Colegiado do curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras.

A programação inclui conferências, grupos temáticos, mesas redondas, apresentações de comunicação, pôsteres e palestras com diversos professores oriundos de outras universidades brasileiras e também da Unioeste. Na ocasião também foram homenageados diversos escritores da região Sul do país, como Mario Quintana, Cruz e Souza e Helena Kolody.

Para a diretora do evento, professora Aparecida Feola Sella, o Celsul congrega profissionais e estudiosos que contribuem com os estudos teóricos e aplicados na América do Sul, que desvendam questões específicas de espaços e culturas ainda não devidamente reconhecidos. Comenta ainda que nesta edição participam pesquisadores que lidam com o aprimoramento de profissionais e estudantes que colaboram com a pesquisa, o ensino e a extensão. Houve mais de mil participantes e 545 trabalhos foram inscritos para serem apresentados durante os três dias de evento.

Confira abaixo três dos poemas citados na abertura do Celsul, todos são de escritores naturais da região Sul do Brasil:

Ao Rio Grande do Sul amado

DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

Mario Quintana

À Bela Santa Catarina

Passai, lembrando as sensações antigas,
paixões que foram já dóceis amigas,
na luz de eternos sóis glorificadas.

Cruz e Souza

Aos encantos do Paraná

ALEGRIA DE VIVER

Amo a vida.

Fascina-me o mistério de existir.

Quero viver a magia

de cada instante,

embriagar-me de alegria.

Que importa a nuvem no horizonte,

chuva de amanhã?

Hoje o sol inunda o meu dia.

Helena Kolody