Unioeste oferece pela primeira vez Mestrado Profissional em Letras

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre inscrições, do dia 22 deste mês até 20 de maio, para o Mestrado Profissional em Letras do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (ProfLetras). Serão oferecidas 20 vagas para a primeira turma que iniciará as atividades em agosto próximo, com duração total de 2 anos. O mestrado ocorrerá no Campus de Cascavel da Unioeste.

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) com conceito 4. O Mestrado Profissional em Letras faz parte do ProfLetras, que abrange ao todo, 39 Instituições de Ensino Superior no País, entre elas, a Unioeste.

O ProfLetras é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. O Programa é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a coordenadora do Programa na Unioeste, professora doutora Greice da Silva Castela, as aulas do mestrado “terão uma preocupação com a parte prática, já que o programa visa capacitar professores de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, que vai do 1° ao 9° ano”, explica. A coordenadora complementa que a previsão é que sejam pagas bolsas de R$1.500 reais para os alunos do Programa que conseguirem liberação de 20 horas da escola, para fins de dedicação ao mestrado.

Inscrições

Para se inscrever, é necessário o CPF, um documento de identificação, que pode ser RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, entre outros, e preencher todos os campos do formulário de inscrição disposto no site.

O candidato deverá comprovar ainda ser portador de diploma do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português, reconhecido pelo MEC e lecionar no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) de escolas da rede pública de ensino do Brasil. A inscrição só poderá ser feita pela internet, por meio do endereço www.comperve.ufrn.br e o valor da taxa é de R$50,00.

Provas

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN é responsável por elaborar as provas, as quais consistem em duas etapas: eliminatória e classificatória, sendo 20 questões objetivas e uma discursiva de produção textual.

O local de realização das provas será divulgado no dia 11 de junho, via edital e as provas ocorrerão dia 16 do mesmo mês.

O edital está disponível no link: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/posgraduacao/profletras/201301/documentos/edital_201301_20130419.pdf.