Campus sedia Seminário Ambiental do Paraná

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará nesta terça-feira (21.05) o Seminário Regional Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná, “Qualidade de Vida, Cidadania Ambiental e Sustentabilidade”. As pautas a serem discutidas são: Regulamentação da Lei 17.505/2013 Política Estadual de Educação e Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental para o Sistema de Ensino do Paraná.  O evento ocorrerá no auditório Arnaldo Busatto, no horário das 8 às 17 horas.

Segundo a coordenadora das atividades do Seminário na Unioeste, professora doutora Irene Carniatto, a finalidade do evento é proporcionar um espaço de participação e debate com diversos segmentos da sociedade. “Precisamos consolidar a construção coletiva da Política Estadual de Educação regulamentada na Lei n° 17.505 de 11 de Janeiro de 2013, destacando a relevante oportunidade institucional de articulação e mobilização do conjunto de ações de Educação Ambiental, que integram as políticas públicas no território da bacia hidrográfica”, enfatiza.

O Seminário é organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná (Caopma), a Comissão Temporária Especial da Educação Ambiental – Conselho Estadual de Educação – (CEE) e a Frente Parlamentar Ambientalista. Também as Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), de Saúde (SESA), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Educação (SEED), participam da organização do evento. O Seminário já foi sediado em outras duas cidades do Paraná, Curitiba e Londrina.

Programação

No período das 8 horas às 8h30 será realizado o credenciamento dos participantes, na sequência a abertura e composição da mesa de honra.  Às 9 horas será proferida palestra por representantes do Ministério da Educação e Meio Ambiente, que segue até aproximadamente às 10h15. Após intervalo, será feito a apresentação da metodologia dos trabalhos do dia e apresentação dos seguintes documentos: Lei Estadual da Política de Educação Ambiental (Lei n° 17.505/2013) Diretriz Estadual e a Divisão dos grupos de trabalho.

As atividades do Seminário retornam à tarde, às 13h30, com divisão dos grupos de trabalho. O grupo 1 discutirá a Regulamentação da Lei n° 17.505/2013, Órgão Gestor e CIEA, paralelo a este, o grupo 2 trará apontamentos acerca de Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental para o Sistema de Ensino do Paraná. Os trabalhos seguem até às 16 horas. Posteriormente será feita a apresentação em plenária de tais discussões e as contribuições oferecidas.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas por meio do endereço: http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/liaise/?form_id=10, sem custo. As vagas são limitadas. Haverá emissão de certificado digital.

Informações complementares no disponível no link: http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=293).