Alunos do PET Filosofia produzem programa musical

O programa musical sobre a história do blues, The Blue Soul of Blues, produzido por alunos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET –Filosofia) do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), busca trazer músicas e informações a respeito deste gênero musical. O programa pode ser ouvido e baixado pela web rádio http://www.unioeste.br/kula/.

Segundo explica o professor doutor Wilson Frezzatti, que participa da produção, por intermédio do programa é feita uma reflexão sobre a condição humana. “Buscamos refletir sobre a finitude humana, a condição do homem frente ao universo”, ressalta. O docente informa que tradicionalmente, na filosofia, esses temas estão ligados a melancolia. “Acreditamos que este gênero musical tenha nascido da melancolia”.

Frezzati diz existirem relatos de que o blues foi criado por escravos americanos e, por isso, as músicas antigas acabam sendo uma reflexão sobre a condição de vida que eles tinham. “E tudo isso tem a ver com filosofia”, comenta.

PET - Filosofia

O Programa de Educação Tutorial da Filosofia (PET - Filosofia) foi o primeiro a ser implantado na Unioeste, depois de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que é sua financiadora. Atualmente é composto por 12 estudantes e um professor tutor.

Os principais objetivos são a formação ampla e de melhor qualidade; cidadania, consciência social e melhoria dos cursos; Desenvolvimento e modernização do Ensino Superior; Novas práticas pedagógicas, efeito multiplicador, integração discente/docente e pós-graduação.

Os participantes reúnem-se semanalmente para desenvolver atividades que articulam ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o atual tutor, Wilson Frezzatti, os objetivos do PET estão baseados na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Todos estes pontos são importantes para nós e buscamos trabalhá-los em conjunto”.

Segundo Wilson, por intermédio do PET se procura estudar com multiplicidade de abordagens filosóficas e responsabilidade. “Meu objetivo enquanto tutor é possibilitar uma formação global ao aluno. Pretendemos formar cidadãos e não apenas um professor de filosofia e o PET forma um cidadão, que é professor e pesquisador de filosofia”, ressalta.

Para ele, a importância do PET está em formar graduandos que tenham uma visão mais ampla da graduação realizada. “É comprovado que os alunos participantes do PET conseguem se inserir melhor no mercado de trabalho, porque tiveram a oportunidade de fazer uma formação mais completa”, afirma.