Encontro reúne profissionais e acadêmicos de Serviço Social

O Colegiado de Serviço Social do Campus de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou na última semana mais um Encontro do Fórum de Supervisão de Estágio. O evento ocorreu na Instituição e envolveu estudantes estagiários, docentes supervisores de estágio e diversos profissionais da região que recebem acadêmicos para realizar estágios, os quais são chamados de supervisores de campo.

O encontro, que teve como objetivo discutir o processo de supervisão do estágio buscou também desenvolver metodologias para qualificação deste momento específico da formação profissional dos graduandos, que envolve intervenção direta na realidade social em diferentes campos e procurou ainda levantar propostas para a revisão da política de estágio que a Unioeste adota.

Segundo a coordenadora do Estágio Supervisionado em Serviço Social, professora Esther Lemos, a atividade de estágio é obrigatória neste curso. “Os acadêmicos precisam cumprir estágio a partir do 3º ano da graduação, com 2 nos de duração e carga horária de 204 horas na 3ª e na 4ª série do curso respectivamente, totalizando no mínimo 408 horas de estágio”, informou a docente.

Esther ressalta que o encontro foi extremamente proveitoso e oportuno, porque no momento o colegiado vem trabalhando num processo de mudança do regulamento de estágio, buscando qualificá-lo. “O evento foi rico porque procurou articular com a sociedade esta intervenção que envolve a região”, completou.

A docente disse ainda que o momento foi uma troca de experiências entre os diferentes profissionais, porque no evento foi possível aproximar os que estão no mercado de trabalho com a comunidade acadêmica. “Assim conseguimos articular o tripé que sustenta a universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão”, observou.

Campos de estágio

Esther Lemos explica que o estágio em Serviço Social possui diversas áreas de intervenção, como a área de Política de Assistência Social a qual desenvolve ações na proteção social básica e, especial, em organizações governamentais e não governamentais na área da Política de Saúde, onde os estudantes podem atuar nas unidades básicas de saúde e hospitais, na política de Educação e também no campo sócio jurídico como, por exemplo, nos fóruns.

A docente ressalta que embora a graduação em Serviço Social seja ofertada em Toledo, os universitários contam com campos de estágio em cidades próximas. “Nossos alunos realizam atividades em Assis Chateaubriand, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Ouro Verde, Toledo e Tupãssi”.

Importância do Estágio

Para a coordenadora o estágio supervisionado “é extremamente necessário para a formação dos acadêmicos, além de proporcionar a parte prática dos estudos. Em muitos casos os questionamentos que surgem para a pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nascem nos estágios”, explica ela.