Projeto estimula consumo de peixe na merenda escolar

A oficina Produtos processados com Peixe para Inclusão Alimentar, apresentada no 13º Seminário de Extensão Universitária realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma das alternativas para produtores de Piscicultura que não sabem o que fazer com este material segundo a coordenadora da oficina, professora doutora, Adriana Maria de Grandi, do curso de Agronomia.

“O produtor não sabe o que fazer com os peixes, eles precisam se organizar na distribuição desse produto, este é o objetivo do nosso projeto”, ressalta Adriana. A coordenadora conta que o objetivo do projeto é aproximar os produtores da prefeitura através de associações. “Os produtores passam a comercializar estes produtos para a prefeitura da cidade que por sua vez distribui nas escolas” explica. Além de fazer essa ponte os integrantes do projeto ministram cursos para capacitação de merendeiras escolares. No curso os alunos ensinam técnicas de conservação adequada e de preparo do peixe de maneira correta e saudável.

Conforme Adriana o projeto teve inicio em 2008 através do Programa Ciência Sem Fronteiras, mas atualmente é financiando pelo Programa Nacional de Extensão Universitária do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Superior (Proext - MEC/Sesu) em parceria com o Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (Gemaq) do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Campus de Toledo.

O projeto é formado por 10 bolsistas dos cursos de Biologia, Zootecnia e Agronomia da Unioeste, além da doutoranda em Aquicultura, Ana Paula Leonel da Universidade Estadual Paulista (Unesp).