Instituição disponibiliza documentos sobre a Rede Mulher de Educação

Documentos do “Fundo Rede Mulher de Educação” (FRME), que mostram um panorama sobre a evolução da condição da mulher desde 1970 até a atualidade, estão sendo disponibilizados pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) por meio do Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP). São mais de quatro mil documentos entre fitas de vídeo, livros, cartazes, memorandos entre outros.

Os interessados em pesquisar e estudar um pouco mais sobre questões de gênero, podem se dirigir até o NDP, no período da manhã das 8 horas às 11h30 horas e das 13h30 às 17 horas, para fazer uso dos materiais disponíveis. Grande parte do acervo pode ser emprestada, basta que o interessado faça uma pequena ficha cadastral.

Conforme o professor coordenador do NDP, Roberto Biscoli, esses documentos fazem parte da história da ONG Rede Mulher, e eles foram doados ao Campus de Toledo. “Desde então, estamos com a guarda desses materiais e é nosso dever disponibilizá-los à comunidade para pesquisas”, comenta.

O professor explica que os documentos trazem informações do mundo todo e principalmente da America Latina. “Esses documentos são históricos e muito importantes porque mostra uma época onde a mulher não tinha muitos direitos, por intermédio deles nós conseguimos entender principalmente as representações coletivas, o imaginário, a leitura que a sociedade fazia sobre a mulher na sociedade”, salienta.

Roberto informa ainda que nos documentos é possível estudar questões sobre opressão, violência, gênero, a luta e conquista de direitos e espaço da mulher. “Por isso, acredito que esses documentos não interessam apenas a um cientista social, a um historiador, mas a qualquer pessoa que queira estudar um pouco sobre esse tema, pois esses relatos nos ajudam a entender um pouco o comportamento das pessoas hoje”, expõe.

Reestruturação

Diversos arquivos da Rede Mulher acabaram de passar por um processo de reestruturação, desenvolvido pela acadêmica de Secretariado Executivo, Marcielle Casonatto Batista. A atividade de Marcielle teve início na disciplina de Estágio Supervisionado que tem como finalidade proporcionar ao estudante a participação em situações reais de trabalho.

De acordo com a estudante seu trabalho durou dois anos e consistiu na implantação de um método de arquivamento padronizado, onde foi feita a descrição, higienização e catalogação de 793 documentos da Rede Mulher. “Sobre cada um destes 793 documentos que registrei no catálogo, coloquei o título, autor, data e local, idioma e uma descrição que pode ser um resumo, ou palavras-chave sobre o que continha no documento”, expõe.

Segundo a acadêmica a importância deste trabalho está na organização que ela pode fazer, “agora quem precisa pesquisar documentos sobre este tema, pode vir até o NDP, e pesquisar de uma forma bem mais simples, pois está tudo organizado”, comenta. O professor Roberto concorda que este trabalho é bastante proveitoso e diz ainda que o NDP possui mais atividades para acadêmicos que queiram desenvolver estágios.

Rede Mulher de Educação

O acervo é composto por diversos documentos originários da Rede Mulher de Educação, que foi uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1980, que teve como principal objetivo agenciar e criar uma rede de conexões entre grupos de mulheres no Brasil, baseada na educação popular não sexista e na promoção dos direitos das minorias.

O acervo FRME contém aproximadamente quatro mil títulos de livros e periódicos, 180 fitas de vídeo, 800 cartazes, 300 fitas cassete, além de documentos diversos relativos à sua rotina. Esses documentos recobrem o período referente ao início da década de 1970 até o final da década de 1990, retratando principalmente os movimentos de mulheres no Brasil e na América Latina, articulados com organizações e movimentos do mundo todo.

Núcleo

O NDP reúne por meio de compra, permuta ou recolhimento obrigatório, documentos que podem ter origens diversas, é um órgão colecionador e/ou referenciador cuja finalidade é a informação cultural, científica, funcional, jurídica ou social especializada e seu objetivo é informar e provar.