Universidade abre 44 vagas para docentes

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abriu inscrições ao 2º Processo Seletivo Simplificado/2013 de Docentes (PSS2), em caráter excepcional e temporário em 39 áreas do conhecimento. São oferecidas 44 vagas para os cinco campi, sendo 24 para Cascavel, 11 para Francisco Beltrão, 7 vagas para Foz do Iguaçu, 1 para Marechal Cândido Rondon e 1 para o Campus de Toledo.

A inscrição pode ser feita até o próximo dia 30, somente por meio da internet, no site www.unioeste.br/concursos. A documentação da inscrição deve ser entregue nos setores de Recursos Humanos de cada Campus ou na Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (Cogeps), pessoalmente ou por autorização a terceiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

O candidato também poderá fazer sua inscrição pelo Correio, na modalidade de Sedex. No caso, a documentação deve ser enviada para o endereço: Unioeste/Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos, Rua Universitária nº 1619, Jardim Universitário, Caixa Postal 000701, CEP 85819-110, Cascavel, Estado do Paraná.

Para se inscrever o candidato deve, dentre outras exigências, recolher a taxa de inscrição, que tem valor variado conforme a titulação e regime de trabalho. O requerimento de inscrição, a ficha cadastral e o boleto bancário relativo à inscrição podem ser obtidos no site www.unioeste.br/concursos, onde também está o edital do Processo Seletivo.

A inscrição poderá ser feita em até duas áreas/matérias e, neste caso, o candidato deve pagar duas taxas de inscrição e fornecer a documentação para cada uma delas, ficando por sua conta atender aos horários previstos para cada um dos casos.

A validade do PSS2 é de 1 ano após a ocorrência da publicação da portaria de homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogável uma vez por igual período.

Vagas especiais

Para se inscrever como pessoa portadora de necessidades especiais ou como afrodescendentes, o candidato deverá observar os procedimentos previstos no edital do Processo Seletivo e na legislação que lhe assegura tratamento especial.

Já o candidato estrangeiro, além de cumprir todas as exigências do Edital, deve se inscrever no processo seletivo mediante apresentação de visto temporário, nos termos da Lei Federal nº. 6.815, de 19 de agosto de 1980, ou de visto permanente que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

O candidato estrangeiro não portador de visto temporário ou permanente no ato da inscrição tem a mesma condicionada à apresentação, na contratação, sob pena da perda da vaga, do visto temporário ou permanente, conforme a Resolução Normativa nº 1, de 29 de abril de 1997, do Conselho Nacional de Imigração.

Documentos exigidos

Para a inscrição no PSS2, o candidato deve apresentar os documentos encadernados na ordem estabelecida a seguir: requerimento de inscrição obtido no endereço www.unioeste.br/concursos; ficha cadastral do candidato obtida junto à ficha de inscrição; e comprovante original de pagamento da taxa de inscrição.

Deve entregar também fotocópias da carteira de identidade ou de documento equivalente com foto; do diploma de graduação na área, devidamente registrado; de diplomas ou certificados de pós-graduação na área, acompanhados dos respectivos históricos escolares; de outro documento que seja exigido como requisito mínimo para a área/matéria se for o caso.

Deve ser encaminhado ainda currículo de acordo com o modelo da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com os documentos comprobatórios devidamente organizados. Os documentos comprobatórios devem ser apresentados na ordem prevista no Edital e rubricados pelo candidato; além do termo de compromisso, no caso de candidatos que não tenham os documentos exigidos nas alíneas “V”, “VI” ou “VII” do edital.

Calendário

A documentação enviada pelos inscritos será apreciada e, no dia 7 de maio, será divulgada a relação dos candidatos com inscrição deferida e indeferida, estando previsto para o dia 9 a publicação da listagem final das inscrições deferidas.

O edital provisório de composição das bancas examinadoras será divulgado, via internet, até o dia 13 de maio e o edital final de composição das bancas será publicado no dia 17, no site de concursos.

As provas do Processo Seletivo serão realizadas no dia 23 de maio, com início às 9 horas, no Campus para o qual a vaga é ofertada e se constituem de prova didática com arguição, prova prática com arguição, se for o caso e avaliação de currículo.

Resultados

Os resultados do PSS2 deverão ser publicados a partir do dia 24 de maio, em edital próprio da Cogeps e postados na Internet, na Reitoria e nos campi da Unioeste e publicados no Diário Oficial do Estado do Paraná.  Encerrado o prazo de recursos, os resultados são homologados por meio de portaria do Reitor e publicados no Diário Oficial do Estado.

Outras informações podem ser obtidas junto aos seguintes locais: Campus de Cascavel, pelo telefone (45)3220-3000; Campus de Foz do Iguaçu: (45)3576-8100; Campus de Francisco Beltrão: (46)3520-4848; Campus de Marechal Cândido Rondon: (45)3284-7878; Campus de Toledo: (45)3379-7000; Reitoria: (45)3220-3099 e 3220-3100;