Central de Notícias

Engenharia Agrícola promove palestra pública

Na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 17 horas, haverá palestra pública no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri). O local do evento será o auditório da Pgeagri, junto ao Prédio de Desenvolvimento de Protótipos.

O palestrante Davi Marcondes Rocha, abordará o tema: “Índice de clorofila no desenvolvimento de soja e milho e sua correlação com atributos químicos e físicos do solo e produtividade”. Davi tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em desenvolvimento em sistemas, servidores de mapas, banco de dados geográficos e sistemas de informação geográfica. Atualmente trabalha com agricultura de precisão, geoestatística e geoprocessamento e é bolsista do mestrado em Engenharia Agrícola pela Unioeste.

 As inscrições para o evento podem ser efetuadas diretamente na página www.unioeste.br/pos/engagricola. As vagas são limitadas e priorizadas por ordem das inscrições. Os certificados também poderão ser impressos na mesma página de inscrição. Demais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3220-3250 com professores Divair ou Silvia.

O tema

 A agricultura brasileira, impulsionada pela globalização da economia mundial, necessita desenvolver novas tecnologias e estudos que aumentem a produtividade e diminuam os custos de produção. Este aumento pode ser obtido através do manejo adequado das áreas produtivas e deve estar atenta ao impacto ambiental gerado, buscando-se menor impacto e máxima produção. Sendo o nitrogênio um dos insumos agrícolas mais consumidos, é importante que sejam desenvolvidas pesquisas visando à aplicação localizada e avaliação da influência desse e outros nutrientes para produção agrícola.

 O presente projeto tem por objetivo avaliar a dependência espacial e confeccionar mapas temáticos referentes ao índice de clorofila em função do crescimento da cultura de soja e milho, além de realizar a análise da correlação espacial com atributos químicos, físicos e a produtividade.

 Para aquisição dos dados de índice de clorofila, foi utilizado um aparelho portátil de medição (não destrutivo, de baixo custo e de rápida realização se comparado com processos laboratoriais). Foram aplicadas técnicas de análise da dependência espacial nos dados, construindo mapas temáticos por meio do interpolador krigagem. A análise da correlação espacial foi feita para avaliar a correlação entre as variáveis estudadas.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.