Campus de Rondon faz parceria técnico-científica

Os professores e pesquisadores Roberto Valmorbida de Aguiar e Alcindo Neckel, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), da cidade de Sertão (RS), visitaram, nos dias 4 e 5 passado, o Laboratório de Química Ambiental e Instrumental do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A visita dos referidos pesquisadores ao Laboratório, que é coordenado pelo professor Affonso Celso Gonçalves Jr., teve como objetivo a proposição de parcerias técnico-científicas na área ambiental e o delineamento de projetos científicos em conjunto.

Um dos primeiros resultados desta visita foi à inclusão dos professores do IFRS no Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma – CNPq), liderado pelo professor Affonso, e também o delineamento de projetos entre o Laboratório de Química Ambiental do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste e o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Um dos projetos, que será coordenado pelo professor Affonso, terá a participação do professor Alcindo Neckel, do IFRS, o qual é doutor em Geoprocessamento e atuará, possivelmente, como pós-doutorando na Unioeste com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ainda durante a visita, foram propostos dois projetos científicos para serem iniciados em breve por esta equipe: O primeiro será coordenado pelo professor Roberto de Aguiar, intitulado “Levantamento fitossociológico de um remanescente florestal em Sertão – RS” e contará com a colaboração dos professores Affonso e Alcindo e suas respectivas equipes.

Já o segundo projeto, que terá a coordenação do professor Affonso, tem como título “Utilização do geoprocessamento no levantamento e monitoramento da qualidade de águas e solos referente aos teores de íons metálicos e agrotóxicos na região Oeste do Paraná”. Também este projeto contará com a colaboração dos professores Alcindo e Roberto com suas equipes.

Os projetos deverão ser iniciados brevemente e, segundo o professor Affonso, “certamente os resultados contribuirão para o levantamento da situação ambiental atual da região Oeste do Paraná”.