Conheça os vencedores do prêmio Finep 2012 na região Sul

Os vencedores da região Sul do Prêmio FINEP de Inovação 2012 foram conhecidos no último mês, 31/10, em Porto Alegre (RS), em cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). O evento encerrou o 5º Congresso Internacional de Inovação.

Os vencedores são: Toth Desenvolvimento Tecnológico (RS) – Pequena Empresa; Reason Tecnologia (SC) – Média Empresa; Instituto Stela (SC) – Instituição de Ciência e Tecnologia; Camilo Freddy Mendonza Morejon (PR) – Invetor Inovador; Biotechnos Projetos Autossustentáveis (RS) – Inovação Sustentável; Multiplano Indústria de Produtos Educacionais (PR) – Tecnologia Assistiva; Instituto Gia (PR) – Tecnologia Social. As categorias Grande Empresa e INOVAR Fundos só concorrem na etapa nacional. Conheça aqui os jurados do Prêmio FINEP 2012.

"Há quinze anos, quando o Prêmio começou, como um evento regional aqui no Sul, o tema inovação ainda era algo com que poucos lidavam. Hoje, é nosso mantra, nossa missão", disse Fernando Ribeiro, diretor da FINEP, representando o presidente da Financiadora, Glauco Arbix. "Mais do que nunca, a ideia de inovação tem que integrar a agenda nacional para otimizarmos oportunidades de desenvolvimento", acresentou Fernando.

Esta é a 15ª edição da Premiação que, em 2012, conta com parceiros regionais que apoiam e dão capilaridade à iniciativa, como o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), corresponsável pela categoria Inventor Inovador. Foram inscritos 588 projetos, um aumento de 56% em relação a 2011. A região Sul teve 187 inscritos, sendo 91 do Rio Grande do Sul, 55 de Santa Catarina e 41 do Paraná.

Em 2012, são nove categorias contempladas, e o vencedor de cada categoria regional concorre automaticamente à etapa nacional. Este ano, pela primeira vez na história do Prêmio, serão disponibilizados de R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria, totalizando cerca de R$ 9 milhões. Conheça as categorias e o que cada vencedor receberá.

Prêmio Jovem Inovador

Mais uma novidade de 2012, a primeira edição do Prêmio Jovem Inovador, que premia fotos realizadas por adolescentes de 14 a 18 anos, com o tema energia sustentável, também teve seu vencedor na região Sul conhecido na cerimônia do Prêmio FINEP: Maria Isabel Caetano de Souza, de Santa Catarina (veja foto baixo). Foram pré-qualificadas 72 fotos entre 130 inscritas, de todo o País. O primeiro colocado em cada região receberá R$ 2,5 mil e concorre à final nacional na mesma categoria.

Histórico e agenda

De 2007 a 2012, a FINEP já investiu cerca de R$ 3,5 bilhões na região Sul, apoiando projetos inovadores por meio de seus diversos instrumentos. Desde 1998, quando o Prêmio foi criado, a região já teve vinte vencedores nacionais no Prêmio, em diferentes categorias. Estado-sede de 2012, o Rio Grande do Sul já ganhou dezoito vezes no Sul, e cinco vezes na etapa nacional. A próxima premiação regional será dia 8/11 em Belo Horizonte. A finalíssima nacional acontece em Brasília, em data e local a serem definidos

Saiba mais sobre os vencedores da região Sul:

Inventor Inovador - Camilo Freddy Mendonza Morejon (PR)

Em função do expressivo volume de resíduos orgânicos (RO) gerados na área urbana, rural e industrial, foi desenvolvido na Unioeste, um conjunto de tecnologias inovadoras que propiciam a industrialização de RO provenientes de diversas fontes. O produto tecnológico (com carta patente do INPI) já foi objeto de licenciamento de tecnologia e após a sua implantação transformará problemas ambientais em oportunidades de geração de emprego e renda.