Cerca de 10 mil alunos voltam às aulas na Unioeste

Nesta segunda-feira cerca de dez mil acadêmicos retornaram às aulas nos cinco Campi da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste). Os novos acadêmicos aprovados no Vestibular 2013 foram recepcionados pelos seus veteranos com festa e brincadeiras e “trotes culturais”.

Os novos alunos do curso de Odontologia no Campus de Cascavel, por exemplo, tiveram seus rostos pintados. O acadêmico do segundo ano do curso, Allan Brusnicki, comentou sobre esse tipo de brincadeira. “Eu acho importante por que é uma forma de interação entre nós veteranos e os calouros. Nós fazemos isso de uma forma moderada, sem violência. Faremos também o trote cultural, os calouros vão doar livros para uma entidade carente”.

O professor de Odontologia, Eduardo Tanaka de Castro, acha que as brincadeiras marcam o início da vida do calouro na Universidade. “É importante essa forma de interação porque quebra o gelo entre os alunos que estão começando e os que já fazem parte da Unioeste. O mais importante é o trote cultural, que é indispensável poder ajudar as pessoas que precisam de livros ou de sangue.”

Já nesta terça-feira, os novatos do curso de Letras do Campus de Cascavel, darão continuidade ao “trote cultural” quando os novos alunos farão uma visita pela Instituição e, na quarta-feira, os professores serão apresentados aos acadêmicos.

Nos outros quatro Campi, nesta segunda-feira, também os calouros foram recebidos com  atividades culturais elaboradas pelos próprios alunos. O objetivo é o de promover a interação entre a comunidade acadêmica.