Filosofia realiza mostra de documentário

O curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, por meio do projeto de ensino pesquisa e extensão "Escrileituras: ler-escrever em meio à vida", vinculado ao Observatório de Educação do Ministério da Educação e Cultura (MEC/Capes) promove nesta segunda-feira (22/10) a exibição do documentário “A vida de José Saramago com Pilar”. O evento acontece no mini-auditório da Instituição às 08h30 e 20 horas, e é aberto à comunidade.
O filme teve como ponto de partida o processo de criação, produção e divulgação do livro "A Viagem do Elefante", de José Saramago. Para a produção foram quatro anos de filmagens e um ano e meio para edição. O documentário recebeu três indicações para o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro de 2011.
Os fazedores
Segundo a professora de Filosofia e coordenadora do projeto, Ester Maria Heuser, este evento está vinculado ao programa de extensão universitária “Os Fazedores” dedicado à divulgação e problematização das poéticas contemporâneas, cuja principal janela é um ciclo de documentários sobre às manifestações artísticas locais, nacionais e internacionais.
Os Fazedores foi criado pelo professor Dr. Eduardo Pellejero, em 2010, e efetivado por meio do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para tratar dos procedimentos de criação, a contra-cultura e o cinema. Devido a seu sucesso local, desde 2011, o projeto estende-se em outros dois locais do Brasil: Toledo/PR e Campinas/ SP.
Em Toledo e Campinas, ele funciona como uma iniciativa conjunta do Programa Interdisciplinar e Interinstucional Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/ Unicamp), e do curso de Filosofia da Unioeste. O objetivo é oportunizar o contato com produções artísticas não comerciais e desenvolver a reflexão e a problematização filosóficas a partir das poéticas contemporâneas.