•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Flores embelezam Campus de Toledo

Flores embelezam o Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As plantas fazem parte de iniciativas individuais de alguns professores, e com o passar do tempo, outros docentes foram se mobilizando e cultivando mais plantas. Hoje é possível observar diversos jardins no Campus, como no prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ao lado da sala da Associação dos Docentes (ADUCT) e ao redor do prédio de Filosofia.

Conforme a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Vera Lúcia Martins, desde o ano passado ela está realizando plantio de folhagens, flores e árvores no espaço físico ao lado do CCSA. Vera informa que a ideia surgiu quando a área externa do prédio estava precisando de cuidados. “Como gosto de natureza, imaginei que seria agradável um espaço assim, e aos poucos fomos plantando flores, folhagens e até uma jabuticabeira”, relata.

Ainda no jardim do CCSA foi colocada uma mesa com bancos, e a comunidade acadêmica usa para o lazer. É comum alunos, professores e servidores técnicos da Instituição aproveitarem este local para conversar e estudar. “É isso que a gente espera que seja um espaço agradável, onde se possa relaxar, descansar, conversar com colegas e até mesmo fazer leituras”, comenta a professora Vera.

Segundo a estagiária, Ana Claudia de Oliveira, usar este espaço é muito bom. “Eu gosto de vir aqui porque tem uma sombra agradável, é calmo e bem cuidado”, informa. O acadêmico de Filosofia, Thaylan Carossa, concorda com Ana e diz ainda que o espaço é ideal para estudar, porque não é quente. “Acredito que são as plantas que ajudam a deixar esta temperatura tão agradável que este espaço possui”, confessa.

A professora Vera fala com entusiasmo sobre duas árvores que foram colocadas. “Plantamos um pau-brasil e uma jabuticabeira, inclusive neste ano, já colhemos as primeiras jabuticabas”, salienta. Para cuidar deste espaço a professora dedica bastante tempo. Ela explica que plantas precisam de muitos cuidados. “Por isso, é bastante natural eu vir aos sábados e domingos, e passar horas aqui no Campus regando as plantas”, afirma.

Já em volta do prédio de Filosofia é possível observar flores. Esta iniciativa partiu do professor Luis Cesar Yanzer Portela, e logo recebeu a adesão do professor Rosalvo Schutz e dos acadêmicos de Filosofia, Ângelo Eduardo da Silva e Alexandre Klock Ernest. Portela informa que começou o jardim porque entende que as flores, com seus perfumes e cores variados, não só deixam o ambiente de trabalho e estudo mais agradável e belo, mas despertam nos transeuntes uma sensação de tranquilidade e vitalidade.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.