Aprovada 50ª mestre em ?Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca?

Com apresentação da dissertação denominada “Influência das características fisiográficas sobre a estrutura e composição da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em duas Ecorregiões distintas”, Michelli Caroline Ferronato foi a 50ª acadêmica aprovada no mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, oferecido pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O trabalho foi defendido, na última sexta-feira (28.09), pela banca julgadora formada pelo professor doutor Paulo Vanderlei Sanches, orientador da acadêmica, e pelos professores doutores Gilmar Baungartner e a Yara Moretto Bagatini.

A mestranda informa que sua pesquisa aconteceu em duas ecorregiões distintas, ela explica que são áreas que possuem características fisiográficas diferentes, como o clima, o solo, a vegetação. “Trabalhamos em duas unidades de conservação aqui no Paraná, no Parque Nacional do Iguaçu e no Parque Estadual do Guartelá”, comenta.

Michelli destaca que o mérito da sua pesquisa é porque este assunto é novo no Brasil. Ela comenta que as ecorregiões ainda estão sendo definidas no País e que para medir a qualidade da água dos parques, foram usados animais macroinvertebrados. “Foram os insetos que mostraram que a qualidade da água destas reservas está boa”, informa.

O orientador da dissertação, professor Dr. Paulo Vanderlei Sanches comenta que o trabalho é bastante interessante. “Toda geração de informação a respeito da distribuição das influências das características de diferentes ambientes sobre a distribuição dos organismos que vai refletir diretamente na comunidade de peixe é relevante”, afirma.