Professores de Ciências Sociais viajam para o México

Os professores doutores da graduação em Ciências Sociais do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Eric Gustavo Cardin e Silvio Antonio Colognese, viajam entre os dias 1 a8 de setembro para o México com o objetivo de firmar parceria com a Universidade de Quintana Roo.

Segundo conta o professor Eric Cardin, o objetivo do acordo é possibilitar a mobilidade docente e discente das pessoas vinculadas aos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais das duas Universidades. “Isso visa permitir a troca de conhecimentos, o oferecimento de disciplinas e a produção de pesquisas conjuntas”, comenta.

Eric Cardin relata que a viagem começa com os docentes da Unioeste oferecendo cursos referentes às fronteiras brasileiras, para professores e alunos do curso de mestrado em Ciências Sociais da Universidade Quintana Roo. Ele explica que a excursão continua com algumas reuniões marcadas que visam oficializar o convênio que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unioeste está realizando com a instituição mexicana.

A viagem finaliza com a participação dos docentes no “13º Seminário Internacional de Verano: Caribe, Economia Política Y Sociedad da Universidade de Quintana Roo”, na cidade de Chetumal, México, onde Eric e Silvio serão conferencistas.

Conforme conta o professor Eric a viagem como um todo é fundamental para a concretização de alguns objetivos do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Unioeste. “Temos como meta a internacionalização do nosso programa e neste ano começamos a investir de forma mais objetiva e organizada para realizar isso”, enfatiza.

O professor explica que as atividades no México representam a continuação de discussões iniciadas no início deste ano durante o I Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteira realizado pela Unioeste. Na ocasião, o Professor Juan Carlos Arriaga da Universidade mexicana apresentou uma carta de intenção de convênio, que agora está se materializando.