Seminário de Literatura discute sobre reflexos no ensino

Teve início nesta quarta-feira (25) o 12º Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e o 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano – Evento Nacional e Internacional que está sendo realizado nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel. O evento tem a duração de três dias, sendo assim, ocorre até sexta-feira dia 27.

De acordo com a coordenação do Seminário, a programação é composta por atividades acadêmicas, tais como a realização de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, palestras, apresentações culturais, sessões previstas para o diálogo entre leitores, escritores e tradutores.

Hoje (25) pela manhã, sucedeu a conferência “O novo comparatismo na América Latina: reflexos no ensino e na historiografia literária”, ministrada pelo professor e doutor Eduardo Coutinho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seguindo a programação teve mesa redonda sobre “Literatura Imigrante, identidades em Trânsito”, com os debatedores: professora Eneida Leal Cunha (PUC-RIO), professor Jeffrey Cedeño Barrero (Pontificia Universidad Javeriana-Colombia), professor Paulo Sérgio Nolasco dos Santos (UFGD) e professora Lourdes Kaminski Alves da Unioeste.

Tal como nas edições anteriores o Congresso abre espaço para lançamentos de livros e outras mídias relacionadas às temáticas do evento. Assim, amanhã (26) os participantes do evento poderão envolver-se em uma confraternização literária de livros históricos novos e usados denominada “Sarau Literário”, às 18 horas, no Hall de entrada do Auditório do Campus. Ainda, no mesmo horário, terá o lançamento de dois livros, um deles envolve literatura com o título “Provações da Amazônia: Dos rios voadores aos voos imaginários”, coordenado pela professora Mariluci Guberman e outro sobre análise do discurso designado como “Discurso, reticencias e ....”, coordenado pelo professor Alexandre Ferrari.

Além disso, a Edunioeste – Editora da Unioeste está realizando uma exposição de livros para vendas com 50% de desconto. Segundo a editora-chefe, Clarice Cristina Corbari, a promoção está disponível até março de 2016, final do ano letivo, e pode ser obtida pela comunidade interna e externa da Instituição.

Para conferir a programação completa clique aqui.

Sobre o evento

Este evento representa uma das ações das atividades do grupo de pesquisa: Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. O grupo articula as linhas de pesquisa: Linguagem literária e interfaces sociais: estudos comparados, Literatura, história e memória; Literatura, cultura e ensino e Linguagens em contextos inclusivos e idiossincráticos. Estas linhas, por sua vez, ancoram atividades de pesquisa e ensino nos cursos de Letras e na Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de Mestrado e Doutorado da Unioeste. O Seminário teve sua origem a partir das discussões dos estudos do corpo docente e discente da área e de membros da comunidade, a exemplo da Associação de Artistas Plásticos de Cascavel e escritores regionais.