Novos professores da Unioeste tomam posse

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, deu posse aos professores aprovados no 31º Concurso Público para Docente, na tarde desta sexta-feira (16.08), em solenidade realizada na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria. Os professores vão atuar a partir da próxima semana, em diferentes áreas do conhecimento nos 5 campi da Unioeste em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

O reitor, que deu boas vindas aos 79 novos professores, disse que “a conquista do candidato revela uma vitória pessoal, como parte do percurso acadêmico. E para a Unioeste representa um avanço na qualificação do quadro docente, até porque a maioria possui doutorado, cuja presença faz a Universidade mais forte, rica e comprometida com sua função social”.

“A chegada dos professores concursados é uma festa, porque é esse profissional que vai se enraizar na Universidade, produzir conhecimento, fazer sua carreira. Essa é uma conquista para o professor como profissional e para nós como Instituição”, disse a pró-reitora de Graduação, professora Lilian Faria Porto Borges, ao salientar a alegria de recebê-los porque é um quadro muito qualificado. “A Instituição sobe um degrau na sua qualidade e isso reflete no aluno, na melhoria os cursos de graduação, pós-graduação e na extensão”, observa ela.

Investimento de resultados

Presente no evento representando o Governo do Paraná, Sérgio Terres, destacou a importância da contratação ao mencionar que o Governo investe na Educação e na Unioeste. “Estamos nos dedicando e trabalhando, investindo nas escolas, nos professores e na educação do nosso Estado”.

Já o deputado federal Nelson Padovani, que também prestigiou a solenidade, disse que é a educação que vai afastar os jovens da violência e das drogas “e por isso nós buscamos recursos federais para investir na educação”.

Também o deputado estadual Leonaldo Paranhos, apontou a importância do ato, ao afirmar que a contratação de professores para a Unioeste é um investimento. “A nossa Universidade é referência para o Brasil. Nós temos aqui um quadro de docentes capacitados. É uma conquista brilhante e eu estou muito feliz em poder fazer parte desse momento”.

Boas expectativas

Para a professora Leila Denise Fiorentino, que estudou na Unioeste e deu aulas como professora colaboradora e agora vai ministrar aulas como concursada no curso de Engenharia Química de Toledo, assumir a vaga é algo muito esperado. “Sempre pensei em voltar. Estou muito feliz. Desde o início, eu sempre fui bem recebida na Unioeste e me identifico com a profissão, quero ser professora”.

Douglas Marcos Ferreira, que veio de Divinópolis (Minas Gerais), vai lecionar para os cursos de Economia e Administração no Campus de Francisco Beltrão, e tem expectativas muito boas. “Gostei muito da região, a qualidade de vida aqui é bem melhor. Acho que qualquer professor que passa na área que gosta e que trabalha tem que aproveitar a oportunidade”, afirma.