Alunos de Novo Sarandi participam do projeto ComQuímica

Alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Orlando Luiz Basei, do Distrito de Novo Sarandi, estiveram participando esta semana da oficina sobre química. O evento faz parte do projeto ComQuímica para crianças que é desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e Ciências (Necto), do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O Projeto, que conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como proposta, de acordo com a professora coordenadora Marcia Borin da Cunha, inserir crianças no “mundo da Química” antes do Ensino Médio, como é a prática escolar, de modo a possibilitar um contato maior com esta ciência.

“Nosso objetivo principal é despertar nas crianças o espírito da ciência, para a observação”, ressalta. A professora explica que por meio das oficinas busca-se desmistificar ideias errôneas sobre Química.

Márcia informa sobre a diferença das metodologias que são aplicadas nas oficinas. “As metodologias utilizadas são pensadas de acordo com a idade dos participantes, na oficina de hoje, para crianças do segundo e terceiro ano, utilizamos a técnica da observação e percepção”, salienta.

A professora ressalta ainda que o objetivo não é ensinar à química como uma ciência, como se estuda no ensino médio e na universidade. “A gente quer ensinar a química com a pretensão de despertar o senso crítico de observação nas crianças”, finaliza.

No momento estão sendo ofertadas duas oficinas. Uma direcionada para o segundo e terceiro ano, e outra para quarta e quinta série. Para participar é preciso que as escolas entrem em contato pelo telefone (45) 3379-7012 para agendar as visitas até a Unioeste.