Proext: Inscrições abertas para projetos de extensão universitária

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio de seus professores e acadêmicos, assim como as demais instituições públicas de educação superior, tem até o dia 22 de março para apresentar propostas e concorrer ao financiamento de até R$ 50 mil por projeto e de até R$ 150 mil por programa.

Lançado no último dia 1º de fevereiro, o Projeto de Extensão 2014, do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Superior (Proext - MEC/SESu), que conta ainda com a participação de mais 16 ministérios, é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões.

O objetivo é aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições federais, estaduais e municipais de Ensino Superior. Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, cientifico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, mediada por alunos de graduação orientados por um ou mais professores.

Poderão apresentar propostas universidades públicas federais, estaduais e municipais, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros de educação tecnológica.  As atividades estudantis de extensão deverão obrigatoriamente estar vinculadas a um curso específico, ser acompanhadas por pelo menos um professor, contar créditos e constar de seu currículo.

Projetos aprovados

Desde 2009 a Unioeste participa do Proext – MEC/SESu tendo a aprovação de 24 projetos até agora, somando recursos recebidos para o desenvolvimento destes de mais de R$ 2,2 milhões. No ano passado a Unioeste teve aprovado cinco projetos que serão desenvolvidos neste ano e que, juntos, somam mais de 600 mil.

Os projetos são os seguintes: Programa de desenvolvimento rural sustentável na bacia hidrográfica do Paraná III, coordenado por João Wilson Zonin; A formação de educadores do campo na Unioeste: Uma interlocução com a experiência das escolas itinerantes do Paraná, coordenado por Francis Mary Guimarães Nogueira; Gênero: mulheres e políticas públicas no Oeste do Paraná, por Ivonete Pereira; Programa de prevenção e ressocialização referente ao uso de substâncias psicoativas na Unioeste, por Vera Lucia Martins; e Trabalhadores em frigoríficos: medidas educativas e de intervenção no ambiente e nas relações de trabalho, por Rinaldo José Varussa.

Mais informações para os interessados em participar podem ser obtidas no edital: