Unioeste: Três décadas de criação de Ciências Contábeis

Rever antigos amigos e contar histórias vivenciadas são esses um dos motivos que reunirá cerca de cinquenta profissionais formados na primeira turma do curso de Ciências Contábeis  da extinta Fecivel, hoje Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A comemoração especial aos 32 anos da graduação será realizada dia 16 deste mês, às 20 horas no Restaurante Vila Zanella, no centro de Cascavel. Os familiares dos graduados também estarão presentes na ocasião.

De acordo com o professor Alberto Rodrigues Pompeu, integrante da primeira turma e professor aposentado da Unioeste, a comemoração é importante para reativar as amizades que se formaram ao longo dessas três décadas. “Criamos vínculos que são permanentes, foram períodos de muita dedicação e estudo, pois era o primeiro curso a formar bacharéis, antes era apenas graduações voltadas a licenciatura”, conta.

Além de o curso ter sido um marco para a história da Instituição, ele também possibilitou o avanço dos profissionais no mercado de trabalho. Pompeu relembra que não só diversos colegas de turma se destacaram na cidade e região, como prefeitos e deputados, como cidades das regiões Oeste e Sudoeste que integram a Universidade, conseguiram se desenvolver mais facilmente com a implantação do ensino superior.

Pompeu comenta ainda que grande parte dos amigos de turma tornaram-se professores da própria Universidade por muitos anos. “Muitos tomaram gosto pela docência e voltaram aos bancos escolares para ensinar os alunos”, acrescenta.

Para o professor coordenador do curso de Ciências Contábeis, João Vicente de Moraes “o curso tem a preocupação de formar profissionais preparados para atuar na auditoria, controladoria pública e privada, contador público, consultor e perito contábil”. João destaca que todos os acadêmicos desde os primeiros anos possuem contato direto com o trabalho na área contábil.

Prêmios

O curso ganhou reconhecimento nacional recentemente com o prêmio Guia do Estudante Melhores Universidades, idealizado pela Editora Abril. E também no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) conquistou o conceito “A”, obtendo a nota máxima que é “5 “nas avaliações realizadas. Nesses trinta e dois anos de existência, já se formaram cerca de 1.650 bacharéis em Ciências Contábeis na Unioeste.