Acadêmicos da Unioeste fazem prevenção no Show Rural

Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão desde a última segunda-feira desenvolvendo trabalho junto aos visitantes do Show Rural Coopavel.

Os 25 alunos dos dois cursos realizam exames, até o próximo dia 8, nos visitantes sob a coordenação da professora Adriane de Castro Martinez Martins e supervisão de mais cinco docentes da Unioeste. Na ocasião, estão sendo feitos exames de glicemia, prevenção do câncer bucal, aferiação da pressão arterial e orientações sobre tabagismo, câncer de pele e de mama. Os trabalhos são realizados em parceria com o Hospital Nossa Senhora da Salete.

De acordo com a professora Adriane somente no primeiro dia do evento (dia 4) para triagem do câncer bucal foram examinadas 50 pessoas, sendo que 15 apresentaram alteração bucal que necessita de confirmação diagnóstica. “Estes pacientes foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de seus municípios, sendo que os participantes que moram dentro da abrangência da 10ª Regional de Saúde - Cascavel e região, serão atendidos pelo curso de Odontologia da Unioeste e pelo Centro de Especialidades da Universidade”, comentou a professora.

Já quanto à triagem de Diabete e Pressão Alta, foram realizadas 85 exames de glicemia e 92 aferições de pressão arterial e os visitantes com exame alterado foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde de seu município para acompanhamento.