Seminário discute Educação Inclusiva

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) irá realizar o I Simpósio em Prol da Educação Inclusiva “Libertando Amarras”. O evento acontece entre os dias 16 e 18 de outubro no mini-auditório do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (45) 3379-7008.

Conforme a coordenadora do evento, professora Taísa Carvalho, o evento se justifica porque serão passadas informações sobre como ensinar pessoas com necessidades especiais. “Vamos procurar passar orientações teóricas e práticas de como se trabalhar com alunos inclusivos, capacitando os participantes a melhor forma de diálogo com os novos alunos”, comenta.

Taísa destaca que os portadores de necessidades especiais sempre foram deixados à margem da sociedade, mas que agora, estão sendo inclusos no cotidiano. “Por isso o nosso título, libertando amarras, queremos mostrar como se relacionar da melhor forma possível com pessoas com necessidades especiais, buscando tirar todo preconceito”, ressalta.

A professora comenta ainda que os professores que possuem alunos especiais precisam lembrar que é sua obrigação estudar para que aprendam a se comunicar da melhor forma possível. “Eu digo que se você tem um aluno com deficiência não pense duas vezes, participe, pois é necessário que aprenda a trabalhar com este aluno”, afirma Taísa.

PEE

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais tem como objetivo principal contribuir no processo de socialização do saber sistematizado, indispensável para que a pessoa possa ver, compreender e se posicionar diante do mundo como sujeito. O PEE está presente em todos os Campi da Unioeste.

O Programa dá aporte ao aluno especial desde o processo de vestibular apoiando com a necessidade de banca especial. Após o ingresso na instituição o PEE procura garantir o atendimento às necessidades educacionais especiais de cada graduando.