Mais de 400 alunos da Unioeste participam do EAIC

Mais de 400 acadêmicos de diversos cursos de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participam do 21º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e do 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI) a serem sediados pela Universidade Estadual de Maringá. O evento acontece de 9 a 11 de outubro.

A expectativa é de que mais de 3.500 trabalhos das diversas áreas do conhecimento sejam apresentados nos encontros, projetos estes, vinculados às pesquisas de pesquisadores/orientadores das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná.  A próxima edição dos dois eventos, em outubro de 2013, será promovida pela Unioeste.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unioeste, o transporte dos estudantes que irão apresentar seus trabalhos em Maringá será oferecido pela Instituição, com apoio da Fundação Araucária. No total, serão nove ônibus com saída prevista para a manhã do dia 09. “Uma equipe técnica da PRPPG e membros do Comitê Assessor do Programa de Iniciação Científica acompanharão o evento para dar suporte aos alunos da Unioeste e trocar experiências”, comentaram os responsáveis.

EAIC

O 1º EAIC foi realizado na Universidade Estadual de Maringá.  Desde o início vem cumprindo o seu papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná e de estabelecer um ambiente propício à difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento.  Passados 21 anos de existência, o evento encontra-se consolidado e tornou-se parte integrante do calendário acadêmico/científico do estado do Paraná.  Por acolher não só jovens pesquisadores das universidades paranaenses, mas por estar aberto à participação de estudantes de outras IES brasileiras e, por ter atingido uma magnitude que poucos eventos possuem, o EAIC caracteriza-se como um evento nacional.

Inicialmente organizado pela UEM, UEL e UEPG (fundadoras - 1991), ao longo dos anos somaram-se a Unioeste (1995), Unicentro (2002) e Uenp (2009) na organização do evento.  A ação conjunta dessas seis universidades estaduais é sem sombra de dúvida um fator preponderante no sucesso do EAIC.  Um evento que se iniciou timidamente em 1991, com 274 participantes, tem a estimativa de mais de 3.000 participantes  na sua 21ª edição em 2012.

EAITI

Devido ao perfil diferenciado dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas PIBITI em relação ao bolsista PIBIC, tornou-se necessária a organização de um evento paralelo ao EAIC que contemplasse tais projetos.  Foi idealizado, então, o evento denominado Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação – EAITI, cuja primeira edição ocorreu em 2011 em Ponta Grossa, paralelamente ao 20º EAIC e que tem por objetivo  proporcionar um espaço adequado para a apresentação dos resultados obtidos pelos jovens pesquisadores que realizam projetos de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.