Acadêmicos de Medicina são premiados em evento nacional

Estudantes dos 4° e 5° anos do curso de Medicina, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, ficaram entre os três melhores colocados, no “4° Prêmio Inovação Medical Services – Novos Caminhos em Saúde Pública”, pela categoria Doutorando.

O projeto que recebeu apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), foi denominado “O Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil”. As professoras doutoras Carmem Maria Costa Mendonça Fiori e Aline Carla Rosa, estiveram à frente do projeto que também contou com o apoio do Instituto Ronald Mac Donald. Há dois anos ele é aplicado pelos estudantes, os quais recebem orientações das professoras em sala de aula, para depois repassarem as informações obtidas aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O principal objetivo do projeto foi de contribuir para a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes, que estão na faixa de recém nascido a 19 anos, de forma que o diagnóstico e o tratamento da doença ocorram o mais cedo possível, aumentando as chances de cura. As atividades foram desenvolvidas em todas as UBS da cidade, onde os estudantes explicam aos funcionários como diagnosticar o câncer e o tratamento adequado que deve ser dado a ele.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora doutora Carmem Fiori, “a intenção é de levar conhecimento sobre a doença e alertar a população da importância do diagnóstico precoce e o posterior tratamento”, explica. Ela ainda destaca que a Proex organiza os projetos de extensão para que os acadêmicos possam trabalhar com e para a comunidade externa, o que faz contribuir para a melhora da saúde pública da cidade e região.

Ao todo, 210 trabalhos foram selecionados em todo o país. Destes, 21 chegaram a ser finalistas, das categorias as quais concorriam. A premiação ocorreu na última semana, na cidade de São Paulo.