Violência contra a mulher é tema de Exposição na Aduct

Luta pela vida, necessário e ousado, profundo, marcante, se o objetivo é causar impacto, foi perfeito, esses são alguns dos comentários que os visitantes deixaram ao prestigiar a exposição  “As flores do mal": violência contra a mulher... ameaças... terrorismo... ditadura... desrespeito... maus tratos...”  da artista plástica Sandra Mônica Winkelmann, no espaço de arte Edy Braun, na Associação dos Docentes da Unioeste Campus de Toledo (Aduct), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A mostra iniciou no dia 03 e segue até 05 de outubro.

A exposição que se apresenta por uma Instalação, retrata diversas flores pretas, produzidas em tecido, representando a violência sofrida pela mulher. A proposta caracteriza-se de analogia das flores que apresentam forma agressiva à violência.

Segundo a artista Sandra, a mostra buscou abordar a temática sobre a violência contra a mulher que ela acredita estar presente no dia a dia das pessoas. A artista cita que existe violência em muitos espaços onde as mulheres frequentam, como no âmbito familiar, no trabalho, nas escolas. “Temos que lembrar que a violência não é apenas a agressão física, mas também agressões psicológicas, como as ameaças, maus tratos”, pondera.

Sandra destaca que a violência contra a mulher é existente, mas que as pessoas a ignoram, afirmando que muitas das atitudes violentas emitidas às mulheres não se caracterizam como violência. “Inclusive, muitas mulheres sofrem ações violentas, por outro lado, desconhecem. É necessário então procurar informações e denunciar, pois só assim acontecerão mudanças”, afirma.