Campus sedia 5ª Jornada de Metafísica e Conhecimento

Com o tema “50 anos da publicação de  - A estrutura das revoluções científicas” o Mestrado em Filosofia do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está organizando a 5ª Jornada de Metafísica e Conhecimento. O evento, financiado pela Fundação Araucária, será entre os dias 28 e 29 de agosto no mini-auditório da Instituição.

Conforme a organização do evento, o propósito é o de discutir e avaliar o legado do filósofo da ciência Thomas Kuhn, já que neste ano é comemorado o cinquentenário de sua principal obra. A programação prioriza o debate e a interação entre os pesquisadores participantes. A coordenação espera que, por intermédio da Jornada, diferentes enfoques sobre a obra kuhniana possam ser conjuntamente apreciados em profundidade.

Entres os conferencistas convidados e que já confirmaram presença destacam-se os professores- doutores, Antônio Augusto Passos Videira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ), Luiz Henrique de Araújo Dutra da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Marcos Rodrigues da Silva da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mauro Lúcio Leitão Condé da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo o coordenador do evento, professor Dr. Marcelo do Amaral Penna-Forte, neste ano, o evento trata de uma das obras mais influentes da filosofia do século XX. “É uma obra absolutamente central na alteração das perspectivas acadêmicas sobre a atividade científica -filosóficas, sociológicas ou historiográficas - e também, de certo modo, da apreciação pública da ciência”, afirma.

O professor diz ainda que programações como esta Jornada, mobilizam pesquisas de alto nível e as fazem interagir, colaborando não só para uma apreciação histórica daquilo que teria ocorrido na década de 60, mas revelando aspectos que ainda hoje se fazem presentes nos projetos atuais em Filosofia e História da Ciência. Mais informações pelo site http://www.unioeste.br/filosofia/

Programação:

Dia 28/08/2012

8 horas às  8h30 - Boas-vindas: Dr. Marcelo do Amaral Penna-Forte:

8h30 às 9h45 - Palestra: Dr. Marcos Rodrigues da Silva.

10 horas às 11h15 - Palestra: Dr. Luiz Henrique de Araújo Dutra.

14 horas às 15h30 - Apresentação de trabalhos selecionados.

16 horas às 17h30 - Apresentação de trabalhos selecionados.

19 horas às 19h30 - Painel: Dr. Marcelo do Amaral Penna-Forte:

19h30 às 20h45 - Palestra: Dr. Mauro Lúcio Leitão Condé.

21 horas às 22h15 - Palestra: Dr. Antônio Augusto Passos Videira.

Dia 29/08/2012

9 às 11 horas - Mesa redonda: 50 anos da publicação de “A estrutura das revoluções científicas”.