Ciclo de Debates Universidade e Sociedade Contemporânea

Com o tema “Por que Universidade” acontece nesta quinta-feira (30.08), no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o primeiro encontro do Ciclo de Debates “Universidade e Sociedade Contemporânea”, organizado pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e pelo Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP). O evento está marcado para iniciar às 14 horas na sala 10 da Instituição.

Os objetivos do ciclo de debates são discutir questões relativas ao ensino e a Universidade. Alguns dos pontos a serem debatidos durante a programação serão: A educação pública, gratuita e de qualidade; “Integração com todos os segmentos da comunidade externa; Aluta pela destinação de 10% do PIB para a educação pública; A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; A manutenção e a ampliação de vagas para ingresso nas Universidades públicas; entre outros.

Segundo o professor Dr. Rosalvo Schutz que é o atual diretor do CCHS, esta programação busca propiciar momentos regulares de debate sobre a Universidade. “Procuraremos visualizar novas perceptivas; valorizar os saberes disponíveis; aproximar a universidade da sociedade em geral e refletir sobre nossos fazeres no contexto atual”, comenta.

O evento inicia com a palestra do professor Dr. Erneldo Schallenberger, que atualmente é professor associado da Unioeste, da qual foi reitor entre 1995 à 1999. Para debatedores estão convidados os diretores de centros da Unioeste, professor Dr. Rosalvo Schutz do CCHS; Professora Dra. Vera L. Martins - diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o Professor Dr. Fernando Palú - diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE).