Grupo Gerpel atua há mais de 10 anos na região

O Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (Gerpel) criado em 2001, e vinculado ao Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tem como finalidade desenvolver pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Biológicas, englobando todas as questões inerentes a Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores, Ecologia de Ecossistemas, Fatores Abióticos de Águas Interiores (Limnologia), Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.

Segundo o atual líder do grupo, professor Nyamien Yahaut Sebastien, o Gerpel surgiu com o objetivo de atender as resoluções da Universidade e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele diz que este é um dos primeiros grupos de pesquisa do Campus de Toledo e que hoje a equipe é composta por 39 pessoas, sendo dez  professores, dez  técnicos, 14 estagiários e 15 alunos bolsistas.

Nyamien ressalta que antes deste grupo existir oficialmente, algumas pesquisas e prestações de serviços ligados ao curso de Engenharia de Pesca, como “Marcação de peixes” e “Ovos e larvas”, já estavam sendo realizadas. A partir destes projetos, as atividades do grupo foram crescendo. Hoje o Gerpel participa de concorrências públicas para prestação de serviços, “o que traz um valor significativo de recursos financeiros para nosso grupo”, afirma Nyamien.

Assim, o professor esclarece que o Gerpel funciona de forma auto-suficiente. O dinheiro para realização dos estudos é oriundo destes serviços que são prestados às empresas. “Desenvolvemos trabalhos com a Tractebel Energia S.A, Itaipu Binacional, Copel, Furnas/Eletrobrás, entre outras”, comenta.

Estágios

Atualmente o Gerpel oferece estágios aos acadêmicos de todas as instituições superiores de Toledo, da região e do País. Segundo o professor toda a comunidade sai ganhando com um grupo de pesquisas igual a este, pois através de estudos se obtêm diversos benefícios que atingem toda sociedade. “Um dos trabalhos que realizamos é fazer avaliações da qualidade da água, e isso influencia e beneficia toda população”, comenta.

Prestação de serviços

No momento, o grupo oferece as seguintes prestações de serviços: Monitoramento Ictiofaunístico de Rios e Reservatórios; Análises Limnológicas e de Qualidade de água; Estudo de ovos e larvas de peixes; Projetos de recuperação de ambientes aquáticos degradados; Levantamentos e monitoramentos ictiofaunistíco de riachos e rios.