Unioeste apresenta ferramenta para baixa visão

Pesquisadores do curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram do 4° Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, ocorrido na semana passada, em São Paulo, onde apresentaram produto denominado xLupa móvel.

Trata-se de um ampliador de tela, destinado tanto a pessoas com baixa visão quanto a idosos e foi apresentado no evento pelos professores Jorge Bidarra e Marcio Seiji Oymada, que fazem parte do Grupo de Inteligência Aplicada (Gia/Unioeste/ Cnpq), e o acadêmico de Ciência da Computação e bolsista do Programa Tutorial de Educação (Pet/Comp), Fernando Fernandes dos Santos. A ferramenta resulta de pesquisas que o grupo vem desenvolvendo no âmbito das tecnologias assistivas.

Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, a participação do grupo da Unioeste foi possível com a colaboração e incentivo recebidos do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg) além do Fórum de Gestores em Inovação Tecnológica (Fortec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária.

O que é a ferramenta

O produto, criado pelos professores e o estudante de Ciência da Computação, é uma tecnologia assistiva e inovadora, e deriva de pesquisas amplas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Gia.

Consiste em um equipamento portátil, que tanto pode ser acoplado a computadores, via porta USB, quanto a TVs digitais, interface HDMI e monitores com entrada DVI. O resultado é uma solução útil e prática que permite aos usuários lerem textos e visualizar imagens ampliadas, como também ajustá-las conforme a necessidade do usuário.

Testes

Mesmo em fase de desenvolvimento, o grupo dispõe de uma versão para demonstração e uso, para os interessados no produto. Os testes realizados até agora com os próprios inventores do projeto, alunos com baixa visão e educadores especializados na área, revelam o potencial da ferramenta para o público alvo e sua aplicação.

O grupo está aberto para novas parcerias, seja para fins de desenvolvimento ou para colocação do produto no mercado tecnológico. A solução segue em processo de proteção intelectual pela Unioeste.