Professora de italiano fala sobre País Multiétnico

Quando se fala em Itália, muitas pessoas pensam em um País com uma cultura única. Para quebrar esse estigma é que a professora de italiano do Programa de Ensino de Línguas (PEL), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Wânia Beloni, junto com aluna, Sandra Panchiniak, apresentaram na terça-feira (6.08), suas experiências em uma “Itália Multiétnica”. “Começamos apresentando, primeiro, um pouco da história da Itália, para que todos os participantes pudessem compreender que ela nunca foi um País único, com uma única cultura”, explica Wânia, que morou por mais de um ano naquele País.

Depois disso, elas falaram sobre suas experiências, sobre o contato que tiveram tanto com italianos, como com pessoas de outras culturas: árabes, chineses, albaneses, romenos, eslovacos, austríacos, brasileiros, peruanos, argentinos, egípcios e outros. Sandra Panchiniak, que morou por oito anos na Itália, citou ainda que lá há estrangeiros de vários outros países: franceses, filipinos, alemães, ucranianos, ganeses, etc.

Para a professora, falar de uma “Itália Multiétnica” é uma forma de fazer com que as pessoas compreendam melhor suas próprias raízes e passem também a observar que aquele País é, na verdade, um mosaico cultural. “A presença de tantos imigrantes de diversas etnias faz com que a Itália esteja em constante mudança cultural”.

Chiacchierata Italiana

A Chiacchierata Italiana faz jus ao nome, pois promove um bate-papo em italiano, já que é esse o seu objetivo. Os participantes podem fazer diversas perguntas e trocar experiências com os palestrantes.

O evento é organizado pela professora Rosemary Irene Castaneda Zanette, por meio do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) e do curso de Letras da Unioeste. Segundo ela, o evento propõe, justamente, a interação da Universidade com a comunidade, saindo da rotina de eventos formais restritos à comunidade interna. “O encontro visa chamar pessoas da comunidade que também tem coisas para contar, que gostam e falam a língua italiana, pois a Instituição tem uma serventia não só a si mesmo, ela tem que ser ampliada”.

A próxima edição será no dia 3 de setembro, com o tema Culinária Italiana. Os outros dois encontros serão nos dias 24 de setembro e 12 de novembro com temas ainda a serem definidos. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, a partir das 19 horas, sem nenhum custo. São cerca de 100 vagas disponíveis e será fornecida declaração de frequência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Ceca, (45) 3220.3163 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..