Equipe do HUOP divulga projetos de extensão em Foz do Iguaçu

No ultimo mês servidores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), estiveram presentes no 13º Seminário de Extensão Universitário realizado no período de 15 a 17 de maio no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), para divulgar os projetos realizados pela Pró-reitora de Extensão no hospital.

Três projetos foram selecionados para serem divulgados durante o evento. Dentro do estande “Atividades de educação, saúde e formação continuada desenvolvidas no Huop”, estavam pôsteres, banners, folders e fotos além da presença das coordenadoras dos projetos apresentados e servidoras da instituição hospitalar.

Projetos

Os três projetos apresentados durante o Seminário de Extensão são: o Sareh, as Comissões Intra-Hospitalares e o Laboratório de habilidades e simulação do HUOP: O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) é um programa educacional implantado pela Secretaria Estadual do Estado do Paraná (Seed), tendo como finalidade a escolarização de crianças, adolescentes e jovens impossibilitados de frequentar a escola por motivo de hospitalização. O programa em funcionamento no Hospital Universitário tem por objetivo garantir a continuidade no processo educacional do escolar hospitalizado, a inserção ou a reinserção no ambiente escolar. O Sareh é constituído por uma equipe de educadores de cada área do conhecimento. O trabalho se dá em uma relação estreita com a escola do escolar para validação dos conteúdos escolares. As aulas ocorrem no leito ou em pequenos grupos, utilizando-se de metodologias de ensino diversificadas com adaptações pedagógicas curriculares, atendendo as necessidades educacionais de cada escolar. No HUOP, o Sareh atende na Pediatria, Pronto Socorro, Ambulatório, Psiquiatria, Clínicas Medicas Cirúrgicas, Ortopedia e Neurologia, UTI Pediátrica, UTI adulta, além do trabalho de orientação educacional na Maternidade e Centro Obstétrico. Foram realizados mais de três mil atendimentos com a continuidade ao processo de escolarização. Evitando o atraso significativo dos conteúdos escolares, em alguns casos a evasão escolar e em outros a reinserção na escola.

As comissões Intra-Hospitalares do hospital foram criadas com a finalidade de realizar preventivas, corretivas, melhorias de processos, manutenção da qualidade da assistência, investigação e objetivando desenvolver programas de educação continuada com os servidores da instituição e comunidade externa. A implantação das Comissões Intra-Hospitalares deu-se da seguinte forma: algumas obrigatórias por lei e outras foram instituídas a partir da identificação de suas necessidades. As comissões são formadas por grupos de profissionais do hospital, representantes dos colegiados de cursos de graduação e pós-graduação e dos diversos profissionais administrativos ou da área de saúde, de acordo com a especificidade de cada comissão, tendo cada uma delas um coordenador e regulamento próprio. Dentre as comissões existentes no Huop foram divulgadas as Comissões de Humanização mostrando a política Nacional de Humanização; a Comissão de Tecnovigilância; a Comissão de Padronização de Medicamentos Artigos para Saúde; a Comissão de Segurança do Paciente e Comitê Transfunsional. Os projetos foram apresentados por meio de banners, folder, panfletos explicativos, livros, cartilhas entre outros, bem como a participação efetiva dos membros das comissões divulgando o esclarecimento dos extensionistas, objetivando assim promover a divulgação das atividades e a importância das comissões para o HUOP e comunidade externa.

O Laboratório de Habilidades representa uma alternativa de apoio pedagógico, atuando como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidade com o paciente, preparando o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua fatura profissão, pautado nos preceitos da bioética. O principal objetivo do laboratório de habilidades é desenvolver práticas reais contextualizadas e construir as estratégias e metodologias utilizando essas praticas, experiências reais, que deverão ser construídas e vividas pelos estudantes de medicina, farmácia, odontologia, fisioterapia e enfermagem, as quais são apresentadas de forma real em pacientes ou simulados para reflexão, como emprego de metodologias ativas de ensino aprendizagem para a compreensão e proposição de soluções.

Participaram do trabalho de divulgação dos projetos do HUOP as servidoras: Débora Tatiane Feiber, Halana Batistel Barbosa, Lairê Jussara Kielek da Cruz, Silvia Aparecida Villvvock Dóro, Luzias Alves Camargo, Marilana Aparecida Machado além das coordenadoras Derci Maeberg de Moraes, Edneia Dias Martins e Ruti Rosane Pêgo dos Santos.

Reunião

No dia 28 de março os servidores que participaram do 13º SEU se reuniram para debater os pontos positivos do trabalho de divulgação realizado no Seminário. Segundo a coordenadora da atividade de extensão, Ruti Rosane Pêgo dos Santos, a ocasião oportunizou a equipe do HUOP aproximar-se da comunidade acadêmica, professores e demais participantes do evento. “Tem muita coisa sendo feita e nós não tínhamos ideia. Aprendemos muito e tivemos a oportunidade de observar os demais projetos realizados nos Campi e também em outras instituições”, relata à coordenadora.

Durante a reunião também foram debatidos os projetos que serão divulgados no próximo Seminário de Extensão que será realizado no Campus de Toledo. “O objetivo é desenvolver novos métodos de divulgação dos projetos realizados no Huop. É mostrar que o Hospital não serve apenas pra cuidar das pessoas, aqui também tem muitas outras coisas sendo feitas” ressalta Ruti.