Alunos e professores participam de Seminário no Rio de Janeiro

Alunos e professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (DRA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), embarcam na próxima semana para o Rio de Janeiro. O grupo irá participar do 1º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SDRES). O evento acontece entre os dias 29 e 31 de agosto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha da Cidade Universitária.

Conforme a professora. Ms. Ednilse Maria Willers, que faz parte do corpo docente do curso de Secretariado Executivo e é doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, participar deste evento é de extrema importância porque o Seminário irá abordar e discutir pesquisas em âmbito nacional na área de desenvolvimento regional, um dos eixos do programa de pós graduação da Universidade.

Ednilse explica que a ideia de se promover um seminário focado na temática do desenvolvimento regional, foi formatada no 14º Ampur, com o objetivo de fortalecer a comunicação e a interlocução de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno da temática do desenvolvimento regional.

Os professores da Unioeste que vão participar do Seminário são Jandir Ferreira de Lima que é membro da Comissão Científica do Seminário, Pery Francisco Assis Shikida - coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Carlos Alberto Piacenti, Crislaine Colla, Moacir Piffere Ricardo Rippel. Além dos alunos doutorandos, Ednilse, Marines e Sérgio e os mestrandos, Elisiane, Ana Carolina e Arnaldo que também farão parte da caravana.

Artigos aceitos

De acordo com a programação do Seminário, alunos e professores participantes dos programas de mestrado e doutorado tiveram onze trabalhos aceitos, sendo nove para apresentação oral e dois pôster.

Ednilse evidencia a importância da programação dos dias 30 e 31, cujo foco é a apresentação e a discussão dos artigos selecionados para as sessões temáticas: “Estas discussões enriquecem a ampliam o foco das pesquisas na área do desenvolvimento regional, pois permitem que você visualize o que os programas de mestrado e doutorado dessa área estão produzindo. E ainda desencadeiam relações acadêmicas que poderão se transformar em parcerias futuras de pesquisas e de intercâmbio", avalia.

Novos tempos

A doutoranda conta que o seminário é o primeiro de muitos, os quais serão itinerantes e acontecerão de dois em dois anos, intercalados com os Encontros Nacionais da Ampur. Ela acredita que o SDRES se consolidará enquanto um espaço de discussões entre pesquisadores, podendo se tornar um marco no avanço das pesquisas na área do desenvolvimento regional. “Isso é uma tendência em nível mundial e o Brasil não ficará de fora deste processo ”, afirma.