Unioeste oferece 400 vagas em novos cursos do Parfor para 2013

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por intermédio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), oferece 400 vagas, em novas turmas e cursos para o segundo semestre de 2013. O Parfor é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação.

O Programa tem como objetivo principal garantir que os professores efetivos e temporários (PSS) em exercício na rede pública estadual e municipal, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 9394/96, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Os cursos de segunda licenciatura, que tem duração de um ano e meio, são voltados aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, estão em sala atuando em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial, preparando assim o professor para o efetivo exercício da docência. Todos os cursos serão iniciados no dia 8 de julho.

Para participar e fazer sua pré-inscrição, o professor em exercício na rede pública de educação básica deve cadastrar o seu currículo na Plataforma Freire, no endereço: http://freire.mec.gov.br.

Os cursos

Serão ofertados pela Unioeste os seguintes cursos: No Campus de Cascavel serão os cursos de Ciências Biológicas em 2° licenciatura e de Matemática em 2° licenciatura, ambos com 30 vagas cada um; Formação Pedagógica e Letras /Espanhol em 2° licenciatura, com 40 vagas cada um. Todos os quatro cursos terão aulas ministradas nos finais de semana, sexta-feira à noite e nos sábados de manhã e a tarde.

Já no Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste os cursos oferecidos são: 1° licenciatura em Pedagogia, com 40 vagas e aulas de segunda a sexta feira, noturno; Letras/Inglês em 2° licenciatura e Letras/Português em 2° licenciatura. Os três cursos disponibilizam 40 vagas cada um e as aulas serão de segunda a sexta-feira, pela manhã e a tarde.

Ainda no Campus de Foz do Iguaçu haverá os cursos de Formação Pedagógica, com 40 vagas, e de Matemática em 2° licenciatura, com 30 vagas. Ambos terão aulas nos finais de semana, sexta-feira à noite e nos sábados de manhã e a tarde. Por fim, o Campus de Marechal Cândido Rondon também disponibiliza o curso de História em 2° licenciatura, com 40 vagas e aulas às sextas-feiras à noite e sábado de manhã e a tarde.

O curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia é voltado para os professores efetivos da educação básica pública que ainda não têm uma licenciatura, enquanto os cursos de 2ª. Licenciatura são voltados aos professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos 3 anos, e que estão atuando em área distinta da sua formação inicial. O curso de formação pedagógica é destinado para aqueles professores com Bacharelado, inclusive nos cursos técnicos, mas que gostariam de fazer e necessitam da formação pedagógica complementar.

De acordo com o coordenador geral do Parfor Unioeste, professor doutor João Carlos da Silva, todos os cursos são voltados aos professores que atuam em sala de aula nas escolas públicas de Cascavel e região. “Além dos professores efetivos, a Secretaria Estadual de Educação também autorizou a participação dos professores temporários (PSS)”, explica ele o coordenador.

Calendário

O processo de seleção seguirá o seguinte cronograma definido pela Capes, com o período de 11 de fevereiro a 18 de março para a pré-inscrição na Plataforma Freire e de 19 de março a 15 de abril será o tempo para validação das pré-inscrições dos professores pelas secretarias de Educação estaduais e municipais.

Depois, no dia 16 de abril, será disponibilizada a relação de pré-inscritos validados pelas  secretarias e de 17 de abril a 17 de maio será o período de seleção dos pré-inscritos e registro, pelas IES, na Plataforma Freire dos pré-inscritos selecionados. Já entre os dias 20 de maio a 21 de junho será feita a matrícula e registro, pelas Instituições de Ensino Superior dos matriculados na Plataforma Freire.

Os concluintes receberão diploma emitido pela Unioeste. Mais informações sobre o Parfor, poderão ser obtidas com a coordenação do programa: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou telefone: 9910-6020.