Terapia do Sorriso: Acadêmicos desenvolvem projeto na Pediatria do HU

Os Doutores do Sorriso, acadêmicos do curso de Medicina do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), animam as sextas-feiras das crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Os alunos, caracterizados de palhaços, visitam os leitos, conversam com os acompanhantes, cantam cantigas de roda, proporcionam alegria e descontração, um mimo aos pequenos, uma forma de aliviar a estadia no ambiente hospitalar.

“É interessante. As crianças se animam e se divertem”, disse Ivone Maria Ferreira, avó de Cristiano Henrique Palmeira da Silva, internado na ala, em consequência de uma cirurgia no apêndice. “Elas até esquecem que estão dentro de um hospital”, completou. A alegria e descontração se transformam em ferramentas terapêuticas no tratamento das crianças.

A coordenadora do Projeto de Extensão, médica Marly Alves Daolio, professora de Psicologia, explica que um dos objetivos é estimular a capacidade de interação do futuro médico com o paciente. Para isso, são desenvolvidas atividades lúdicas, como instrumento de mediação.

A acadêmica do 2º ano de Medicina, Ayessa Bertoldi, comenta que o projeto proporciona um olhar mais detalhado para o paciente. “É um crescimento pessoal muito grande”, diz. Para a professora Marly é comum esses relatos vindos dos acadêmicos que integram o projeto.

Como iniciou

A Terapia do Riso foi iniciativa de um acadêmico de Medicina da Unioeste, já formado, Carlos Eduardo Castilho Leal, que acompanhou o internamento do pai em Santa Catarina. Ele trouxe a ideia de implantar um projeto que buscasse propiciar o bem estar aos pacientes, bem como complementar a formação acadêmica voltada para o lado humano, uma maneira de amenizar a estadia do paciente no hospital.

Assim iniciou então, como Projeto de Extensão da Unioeste em 2007, junto com outros colegas, também já formados, a desenvolver a atividade, supervisado pela professora Marly Alves Daolio.

Atualmente, o projeto é aplicado semanalmente aos pacientes da pediatria do Huop e, pacientes do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). Além disso, os acadêmicos participam do “Mc Dia Feliz”, campanha nacional realizada pelo Instituto Ronald McDonald, em prol de crianças e adolescentes com câncer.