Unioeste discute assistência ao estudante

Acontece nesta quarta-feira (15), na sala dos Conselhos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel,  reunião para dar início a estruturação de um Programa de Assistência ao Estudante. O encontro, que será transmitido por vídeo conferência, reunirá pró-reitores e representantes dos cinco Campi, colegiados e estudantes.

De acordo com João Luis Scopel que está à frente desse trabalho na Unioeste, a intenção, neste primeiro momento, é levantar propostas de como estruturar esse programa para depois, num debate mais amplo, implanta-lo na Universidade assim como nas outras Instituições de Ensino Superior do Estado.

Scopel ainda explica que o Programa de Assistência ao Estudante das IES do Paraná, terá como finalidade garantir a igualdade de oportunidades aos estudantes das universidades estaduais na perspectiva do direito social; proporcionando condições básicas para sua permanência na instituição; assegurando os meios necessários ao pleno desempenho acadêmico; contribuindo na melhoria do sistema universitário, prevenindo e na medida do possível, se não na sua totalidade pelo menos minimizar a retenção e a evasão acadêmica, tanto as decorrentes de dificuldades sócio-econômicas, quanto à de outras origens.

A Unioeste, numa segunda fase, explica Scopel, ainda deverá propor a realização de um Fórum reunindo representantes das sete universidades estaduais para viabilizar a criação de um Programa Estadual de Assistência ao Estudante Universitário das IES custeado pelo Governo do Estado do Paraná que supra todas as demandas decorrentes do que se entende por Assistência Estudantil e da criação e implantação em todas as IES estaduais do Paraná da Pró-reitoria de Assistência Estudantil.

O evento proposto está sendo organizado pelo setor de Assistência Estudantil sob a responsabilidade de João Luis Scopel e pelas pró-reitorias de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós Graduação da Unioeste.